Turismo industrial: saiba o que é e o que visitar na França

Você já ouviu falar sobre o turismo industrial? Essa modalidade de turismo surgiu nos últimos anos e vem conquistando milhões de adeptos ao redor do mundo. No turismo industrial, empresas, organizações e museus abrem suas portas para que pessoas comuns visitem suas instalações e conheçam de perto seu modo de produção. Através dessa experiência, o turista consegue adquirir conhecimentos e conhecer a cultura local sob outra perspectiva.

 

Na França, esse tipo de turismo é especialmente comum. Com uma economia muito variada e produções tradicionais, o país é um dos destaques mundiais no ramo de turismo industrial. Por isso, se você deseja conhecer a França através dessa perspectiva inovadora, é possível explorar empresas dos principais setores econômicos do país! Conforme você irá conferir a seguir, há empresas dos ramos de destilados, energia, cosméticos, moda e tecnologia.

O que é turismo industrial?

 

turismo industrial, EDF- Usina Nuclear

EDF – Central Nuclear de Saint Alban / Saint Maurice

 

À primeira vista, a mistura dos conceitos de turismo e economia pode parecer um pouco controversa. Afinal de contas, lazer e trabalho são termos opostos e por muito tempo permaneceram dessa maneira. Entretanto, o turismo industrial surgiu como uma forma diferente de relacionar esses assuntos e de encarar a economia de um local.

 

No turismo industrial empresas abrem as suas portas para receber turistas do mundo inteiro. Dessa forma, elas disponibilizam a oportunidade de o visitante conhecer as dependências do local. Além disso, as pessoas passam a conhecer seu modo de produção e de funcionamento.

 

Ainda, a visita a cada empresa é uma experiência única. Isso porque os empresários apresentam atividades personalizadas aos turistas de acordo com o seu setor, produto e a cultura local.

 

Assim, uma empresa produtora de cerveja pode oferecer uma experiência de degustação aos visitantes. Enquanto isso, um museu é capaz de promover apresentações e atividades interativas. Já um empreendimento do ramo farmacêutico, pode se destacar ao apresentar uma oficina sobre técnicas de produção e conhecimento sobre avanços científicos.

 

Através desses fatores, a experiência tem se mostrado especialmente benéfica devido ao seu teor educativo e cultural. Além de ensinar os turistas sobre questões técnicas de diversos ramos da indústria, o turismo industrial também possibilita um maior conhecimento sobre a economia do local. Afinal, muitas dessas empresas são responsáveis pela base da cultura da cidade visitada.

Turismo industrial em Lyon

 

A França é um país com uma economia muito diversificada. Por isso, existe muito a ser explorado no ramo do turismo industrial francês. Dessa forma, destilados, energia, cosméticos, moda e tecnologia são apenas alguns dos seus principais setores econômicos.

 

Uma das principais regiões de turismo industrial na França é a Auvergne-Rhône-Alpes, tendo Lyon como cidade principal. Nessa região, é possível encontrar inúmeras empresas de portas abertas para receber turistas do mundo todo. A seguir você irá conferir alguns desses lugares:

Distillerie Jean Gauthier

 

Para os amantes das bebidas alcoólicas, a Distillerie Jean Gauthier pode ser uma ótima escola. Na empresa, tradicional por seus destilados, é possível conhecer de perto o processo de colheita dos frutos, criação e destilação das bebidas.

 

Ainda, após a realização de uma visita guiada e animada, é disponibilizada a oportunidade de degustação das produções da Distillerie Jean Gauthier. Para mais informações você pode entrar em contato com a GIMtravel, uma empresa especializada em visitas guiadas pela França.

Museu do Chocolate de Lyon

 

Muitas pessoas não sabem, mas Lyon é a capital francesa do chocolate. Por isso, em um roteiro de turismo industrial na França não poderia faltar uma visita ao Museu do Chocolate de Lyon (MUSCO).

 

Essa parada é imperdível para os apaixonados por essa iguaria. No MUSCO é possível conhecer tudo sobre a cultura do cacau e a forma artesanal como são feitos os tradicionais chocolates da região. A visita guiada possibilita entender esse processo desde a colheita dos grãos, até o momento em que o chocolate chega aos consumidores.

 

Ainda, o local apresenta degustações e workshops para os visitantes mais apaixonados. Valorizando a produção local e a qualidade, a visita a esse museu é uma forma de conhecer profundamente a cultura de Lyon. Não deu tempo de decorar algumas frases e expressões em francês para a sua viagem? Não tem problema! A GIMtravel possui pacotes de visitas para várias indústrias francesas, todos acompanhados por profissionais bilíngues, que falam Português.

l’Atelier de Soierie

 

É impossível falar sobre a economia da França e não citar a moda. Assim, na cidade de Lyon é possível conhecer o l’Atelier de Soierie. Trata-se de uma empresa tradicional especializada na produção de itens de seda.

 

A empresa contraria o formato do mercado atual, em que a moda é produzida em escala global  com o foco em maior quantidade e menor qualidade. Ao contrário disso, o l’Atelier de Soierie prioriza o trabalho local e artesanal. Com a visita a esse local, é possível conhecer todo o processo de produção tradicional e entender o valor cultural de cada peça criada. A boa notícia é que você pode clicar aqui para reservar essa visita.

Experiência Volvic

 

Outro produto significativo para a região é a água mineral Volvic. Exportada para mais de 60 países, a empresa se destaca como uma das principais no ramo de água mineral do planeta.

 

O Espace d’Information Volvic é um local para conhecer os segredos sobre a Volvic, a forma como a água é extraída e a missão que a empresa carrega há décadas. O local conta com uma exposição, sala de cinema e opção de degustação das criações da marca. Assim, o Espace d’Information Volvic é uma experiência muito educativa sobre a origem natural da água mineral. Para mais informações sobre como visitar a empresa, clique aqui.

 

EDF – Central Nuclear de Saint Alban / Saint Maurice

 

A EDF (Central Nuclear de Saint Alban) é uma usina geradora de energia elétrica, responsável por cerca de 30% da eletricidade da região de Rhône-Alpes, na França. A usina fica localizada a 50 km ao sul de Lyon e a 17 km ao sul de Vienne, possuindo assim, fácil acesso.

 

A usina nuclear de Saint-Alban é mais uma das empresas francesas que oferece visitas guiadas por suas instalações. Em uma área de quase 200 m², o turista tem acesso a vários informativos sobre a geração e distribuição de energia elétrica. Lá é possível assistir a filmes, visitar sala de máquinas e ainda participar de uma conferência sobre a operação de uma usina nuclear. É claro, tudo isso protegido por equipamentos de proteção individual, como capacete, sapatos apropriados e abafadores de ruídos.

 

O Centro de Informação ao Público está aberto às segundas e quartas-feiras das 13h às 17h. Para visitar a usina em outros dias, é necessário efetuar reserva. Para mais informações, entre em contato com a GIMtravel.

Por que fazer turismo industrial?

 

Conforme você pode ver acima, o turismo industrial é uma maneira completamente inovadora de conhecer um destino! Através dele, você consegue compreender a cultura de uma cidade por um olhar de quem ajuda a construí-la todos os dias.

 

Por isso, é importante observar como o turismo industrial está muito ligado ao turismo cultural. Ainda, essa modalidade de visita é especialmente atrativa para pessoas com sede de conhecimento. Isso porque em apenas algumas horas, é possível aprender sobre questões técnicas, econômicas, culturais e de patrimônio.

 

Por isso, se você está em busca de motivos para conhecer a região de Lyon, o turismo industrial pode ser uma razão muito enriquecedora! Principalmente se estiver amparado pelos serviços de planejamento de visitas da GIMtravel. Cuidamos de todas as etapas da sua viagem, para que você tenha uma experiência única em solo francês. Oferecemos desde a criação de roteiros personalizados até o acompanhamento a pontos turísticos com profissionais bilíngues.

 

Tá esperando o quê? Conheça uma França única e exclusiva com a GIMtravel. Entre hoje mesmo em contato e agende o seu turismo industrial pela cidade de Lyon e seus arredores.

 

No tags 0 Comments

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: