Restaurantes em Lyon: conheça 3 listados entre os melhores do mundo

Que Lyon é conhecida mundialmente como a capital francesa da gastronomia não é mais novidade! Afinal de contas, em uma caminhada ao longo das ruas da cidade você encontra centenas de restaurantes tradicionais e outros tesouros da gastronomia local. Dessa forma, os restaurantes em Lyon se tornaram cada vez mais requisitados e uma atração turística!

No início de 2020, três estabelecimentos de Lyon ganharam destaque na notável “La Liste”, ranking divulgado anualmente com os 1.000 melhores restaurantes do mundo. Na lista, construída a partir de diversos critérios estão: La Mère Brazier, Takao Takano e Le Neuvième Art.

Então, hoje você conhecerá um pouco mais sobre eles e como aproveitar a bela gastronomia da cidade em alto nível!

O que é a “La Liste”?

Criado em 2015 pelo embaixador francês Philippe Faure, o ranking “La Liste” publica todos os anos uma lista com os 1.000 melhores restaurantes do mundo. A lista é construída a partir de guias de restaurantes, sites de avaliação, notas da imprensa e a posição da crítica especializada.

Ou seja, ele utiliza guias renomados como Zagat, Michelin, Gault & Millau e OpenTable. Por isso, para o meio gastronômico e turístico, figurar na “La Liste” é comprovação de qualidade e excelência.

O método de criação da “La Liste” é iniciado a partir da criação de um banco de dados com os principais restaurantes presentes em guias e publicações. Em seguida, os estabelecimentos recebem uma avaliação padrão com nota. Ela é influenciada pela avaliação de chefs renomados da credibilidade dessas publicações.

Em complemento, um espaço online é aberto para a avaliação do público. Por fim, todos os critérios do processo são computados para a conclusão do ranking “La Liste”.

O destaque dos restaurantes em Lyon no “La Liste”

Alcançar evidência no mercado gastronômico mundial é uma conquista admirável, mas se destacar no cenário de Lyon já não pode é uma tarefa simples. Isso porque em meio às centenas de restaurantes distribuídos pela cidade, a concorrência é extremamente elevada!

Por isso, é indispensável apontar que os estabelecimentos de Lyon presentes na “La Liste” se destacaram sobre os demais devido à sua excelência em qualidade e experiência ao cliente. Agora, esses restaurantes em Lyon representam ainda mais a cidade para o mundo!

La Mère Brazier

Restaurante Lyon La Mere Brazier - Restaurantes em Lyon: conheça 3 listados entre os melhores do mundo
La Mère Brazier. Foto: site oficial

Entre os restaurantes mais tradicionais de Lyon, o La Mère Brazier foi fundado em 1921 pela chef Eugenie Brazier. Aliás, você sabia que ela foi primeira mulher a conquistar duas estrelas no icônico guia Michelin?

Graças ao trabalho dela, o local se tornou favorito até mesmo entre políticos e personalidades francesas. Mais recentemente, em 2008, o La Mère Brazier foi comprado pelo renomado chef Mathieu Viannay.

Apaixonado pela história e tradição da casa, Viannay manteve a decoração original do restaurante, assim como as características mais icônicas dos pratos produzidos no local.

Além disso, o menu do La Mère Brazier é construído respeitando as especialidades de cada estação e a fidelidade aos produtores locais. Assim, ele visa justamente gerar uma experiência única de sabor em cada prato.

Honrando a história do estabelecimento, o chef Mathieu Viannay também procura revisitar constantemente os pratos mais tradicionais da trajetória do La Mère Brazier. Por isso, ele é um dos restaurantes em Lyon que realmente merecem estar na “La Liste”.

Reservas: https://lamerebrazier.fr/

Endereço: 2 Rue Royale – 69001 Lyon

Takao Takano

Restaurante Lyon Takao Takano - Restaurantes em Lyon: conheça 3 listados entre os melhores do mundo
Restaurante Takao Takano – Lyon. Foto: site oficial

Na lista dos melhores restaurantes do mundo, o Takao Takano surge como uma fusão singular da cozinha francesa com um toque oriental. O chef Takao Takano nasceu no Japão, mas chegou na França ainda jovem para estudar a arte da gastronomia.

Com uma relação muito próxima com a natureza, Takano aposta na imaginação e na intuição para criar pratos reunindo temperos, ervas e os produtos da estação. A inspiração oriental é visível no ambiente do Takao Takano: uma aposta minimalista e elegante.

Inaugurado em 2013, o estabelecimento precisou de poucos anos para ganhar o público e a crítica. E hoje, destaca-se entre os restaurantes em Lyon mais tradicionais.

Reservas: http://www.takaotakano.com/

Endereço: 33 Rue Malesherbes – 69006 Lyon

Le Neuvième Art

restaurante Lyon Le neuvieme art 1024x679 - Restaurantes em Lyon: conheça 3 listados entre os melhores do mundo
Restaurante Le Neuvième Art. Foto: Site oficial

Localizado nas proximidades do belo parque Tête d’Or, o Le Neuvième Art é uma agradável surpresa na lista dos melhores restaurantes do mundo. Criado pelo chef Christophe Roure, ele conquistou o público e a crítica especializada.

É claro que isso foi devido à sua dedicação pela qualidade técnica e exclusividade de sabores. Christophe Roure acredita que a excelência está na reunião entre o clássico e o moderno.

Dessa forma, o chef cria pratos a partir das técnicas tradicionais da cozinha francesa com a adição da sua própria identidade. Para os visitantes do Le Neuvième Art, a harmonia das criações culinárias transforma a refeição em uma experiência única.

Reservas: https://www.leneuviemeart.com/fr/

Endereço: 173 Rue Cuvier – 69006 Lyon

Além dos restaurantes em Lyon: representantes de Auvergne-Rhône-Alpes

Além dos três restaurantes em Lyon, a região de Auvergne-Rhône-Alpes colocou um total de 27 restaurantes no ranking da “La Liste”. Embora cada estabelecimento possua suas particularidades, a maioria deles representa a tradição gastronômica da região.

Entre eles podemos mencionar o restaurante do lendário chef Marc Veyrat, o Les Terrasses Uriage e o Collonges-au-Mont d’Or, do Papa da Gastronomia Paul Bocuse.

A culinária da região de Auvergne-Rhône-Alpes é conhecida por seus pratos ricos em queijo, creme e batatas. Alguns dos pratos típicos da região são os seguintes:

  • Aligot, um tipo de purê de batata com queijo;
  • Truffade, um gratinado de batata, queijo Raclette, creme e cebola;
  • Salade lyonnaise, uma sala com ovo poché, bacon, croutons e alface.

Já entre os doces, o destaque é para o uso de castanhas francesas, nozes e amêndoas nas receitas. E isso é o que garante o sabor especial de cada um!

Conheça os melhores restaurantes em Lyon com a GIMtravel

Na hora de montar um roteiro gastronômico por Lyon, o auxílio de uma empresa especializada pode ser determinante para viver uma experiência inesquecível. Com sede em Lyon, a GIMtravel é especializada em visitas turísticas na França, especialmente quando o assunto é gastronomia!

Sobre os restaurantes em Lyon, a GIMtravel oferece diversos roteiros gastronômicos exclusivos: Alta gastronomia; Cidade Gastronômica; Mercado dos Chefs; Piquenique gastronômico e Tour gourmet.

Além disso, a GIMtravel também conta com o serviço de planejamento antes e durante a sua viagem. Dessa forma você pode solicitar reservas em restaurantes, agendamento de transportes e diversos outros serviços para tornar a sua estadia em Lyon ainda mais prazerosa.

Gostou? Então entre em contato com a GIMtravel e Descubra Lyon pelo estômago!

No tags 1 Comment
1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: