Restaurantes de queijo em Lyon

Não é nenhuma novidade que a França é a terra dos queijos, mas é claro que é saber onde degustá-los também é importante ao visitar o país. A boa notícia é que existem vários restaurantes de queijo em Lyon, terceira maior cidade da França e capital gastronômica do país.

Ou seja, visitar Lyon sem reservar um tempo para esse tour gastronômico é quase um pecado! Por isso, hoje você irá conhecer sobre esses restaurantes, incluindo as curiosidades e especialidades de cada um. Assim poderá compreender o que os torna tão especiais aos olhos dos franceses para incluí-los em sua lista de locais para visitar em sua próxima viagem.

Restaurantes de queijo em Lyon: conheça o nosso top 7

1. Les Fromagivores

O Les Fromagivores é um restaurante que oferece principalmente queijos de produtores locais. Ou seja, é a verdadeira experiência dos queijos na cidade de Lyon!

O restaurante possui apenas dois anos no mercado gastronômico, mas já ganhou bastante fama. Afinal, nele são oferecidas tábuas com queijos de várias formas e tipos: Camembert, Bavarian Blue, Mont d’Or, entre outros.

Uma curiosidade é que o dono, Fabrice Fix, organiza duas vezes por mês noites de raclette ou aligot truffle e diots, dois pratos típicos da região. Além disso, para acompanhar há uma bela carta de vinho ou degustação de cerveja, tudo sempre de produtores locais.

O Les Fromagivores funciona de segunda a sábado das 19h30 às 23h. O endereço é na 3 Rosemary Street.

2. Fromagerie Lachaume

O local é discreto, mas não se engane, pois todos os queijos possíveis estão por lá! E ele também é tradicional, sendo comandado há mais de dez anos por Sabine Lachaume, que entende tudo sobre queijos.

Então, se você deseja realmente experimentar e saber mais sobre a iguaria, esse é o lugar ideal, pois Sabine pode passar todas as dicas. Entre os pratos é claro que não falta aligot e até mesmo fondue. Mas, há também alguns complementos como os cogumelos, que são típicos da região em volta.

Um dos mais recomendados é o Saint-Nectaire, um queijo que dificilmente você encontrará no Brasil. Há também trufas de queijo servidas com batata, cebola e ervas. De acordo com a estação do ano o cardápio muda, mas sempre privilegiando a culinária local.

Contudo, há um ponto negativo por ele estar entre os melhores restaurantes de queijo de Lyon: são poucos espaços na mesa e você precisa ser paciente. Porém, se desejar arriscar, ele abre de terça a sábado ao meio-dia na 44 Grande Rue de Vaise.

3. Fromagerie Mons La Charité

A Mons é uma verdadeira fábrica de queijo, ou seja, é quase um mundo mágico! E, graças à sua excelência, tornou-se também um dos restaurantes de queijo em Lyon mais indicados por todos moradores.

Isso porque ao meio-dia os pratos têm sempre o queijo como protagonista. E no inverno há fondue com queijos do tipo Comté, Emmental, Gruyère, Beaufort, entre outros. Há também raclette e diversas tábuas com Morbier e tipos de queijos de cabra.

Além disso, no espaço também não falta um menu de vinho e alguns produtos da culinária típica de Lyon. O local abre ao meio-dia de terça a sábado na 39 Rue de la Charité.

4. Les Marmottes

Entre os restaurantes de queijo em Lyon, o Les Marmottes é sem dúvida um dos mais tradicionais. Afinal de contas, são 50 anos de história ao todo, apesar de a direção do local ter mudado ao longo desse tempo.

O menu degustação é ideal para os turistas, pois inclui tartiflette, fondue, raclette e uma sobremesa. Aliás, a sobremesa também é feita com queijo!

O fondue é uma das principais atrações, pois reúne queijos como o Emmental, Comté, Beaufort, Vacherin, entre outros. Além disso, os pratos são preparados para uma verdadeira mistura de sabores e textura com o que há de melhor entre os queijos franceses!

O local funciona sempre à noite de segunda a sábado. O endereço é 261 Rue Vendôme.

5. L’Amour de nuit

O local, de propriedade de Agathe Birglin, é uma homenagem ao queijo produzido em Côte-d’Or. Na entrada do restaurante há um espaço todo dedicado aos queijos, incluindo o Cantal, Chambéry, entre outros.

O que atrai é que tudo é literalmente feito com amor: Agathe seleciona cada queijo junto aos produtores depois de conhecer cada um. Inclusive, durante a noite há também tábuas de degustação, que são ideais para os turistas! Já no inverno há raclettes, truffées e fondue.

Sem dúvida você não se arrependerá de conhecer o espaço! Ele funciona de terça a sábado, das 12h às 13h45 e das 18h às 22h no número 80 Rue de Marselha.

6. Au Château d’If

Esse é um restaurante à la carte bem típico. Apesar de ostentar “château” no nome, não se assuste: ele é receptivo e acessível a todos!

Gérard Julliard é quem comanda o local e ele faz questão de manter a tradição dos produtos da região. Por isso, há pratos com queijo de cabra e frutos do mar, além de raclette e fondue. De fato as receitas são tradicionais e tudo é fresco e bem servido!

O restaurante funciona de segunda a sábado, exceto segunda à noite e sábado meio-dia. Ele está na 127 Rue Gerland.

7. L’Instant Fromage

Ainda entre os melhores restaurantes de queijo em Lyon está o L’Instant Fromage. Foi um local pensado para saborear queijos e relaxar, nada mais, por isso essa é a ordem por lá!

Além dos queijos disponíveis – cerca de 40 por temporada – há também bons vinhos para o acompanhamento. Cabe ressaltar que tudo é trazido de produtores da região e formam o espaço que é bem no estilo bistrô.

Apesar de não haver pratos como o raclette, há sanduíches com Camembert e fondue com alho. Então, se você procura um espaço para comer queijo e ser feliz em Lyon, aposte nesse restaurante na 31 Rue Sainte-Hélenè. Ele funciona de terça a sábado ao meio-dia e noite.

Conheça os restaurantes de queijo em Lyon com a GIMtravel!

Sem dúvida, além dos restaurantes de queijo em Lyon, a cidade oferece inúmeras peculiaridades gastronômicas. Afinal, não é por acaso que é conhecida como a capital da gastronomia!

Por isso, não deixe de incluir no seu roteiro uma passagem por alguns dos melhores lugares para comer na cidade. E se por acaso tiver dúvidas de como montar o seu roteiro, conte com a GIMtravel. Em parceria com a VitiTours, a empresa oferece visitas enológicas, gastronômicas e de degustações, todas elas sob medida para você.

Cabe ainda ressaltar que todas as visitas são acompanhadas por especialistas no assunto, em português. Isso significa que mesmo que você não domine a língua francesa poderá aproveitar ao máximo a sua viagem.

Gostou? Então entre em contato conosco e garanta o seu lugar à mesa de um dos restaurantes de queijo mais famosos de Lyon!

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: