Hôtel-Dieu de Lyon

Entre as edificações de Lyon, o monumental Hôtel-Dieu de Lyon segue como uma das construções mais emblemáticas de toda França . Isso porque à beira do rio Rhône, o prédio acumula muitos papéis durante sua trajetória e conserva características estruturais com séculos de história.

Ao longo dos anos a estrutura do Hôtel-Dieu serviu à população e foi um símbolo importante no crescimento de Lyon. Hoje, apesar de ter adquirido novas funções turísticas e econômicas, ele continua sendo importante para a história e o turismo da cidade.

Por isso, hoje você conhecerá melhor sobre a histórico-cultural do Hôtel-Dieu de Lyon e com certeza vai desejar incluir ele no seu roteiro pela cidade!

O Hôtel-Dieu de Lyon através dos séculos

Os registros oficiais da cidade apontam a inauguração da atual localização do Hôtel-Dieu de Lyon no ano de 1184. Originalmente, a estrutura era utilizada como ponto de encontro e refúgio para membros do clero.

Ele era comandado pela instituição religiosa “Confrérie des frères pontifes”, que era uma irmandade de religiosos de destaque na história francesa. Ou seja, fechado para o grande público, o Hôtel-Dieu era apenas um dos diversos espaços onde religiosos peregrinos trocavam experiências e conhecimentos.

Somente alguns séculos depois, por volta de 1450, foi que ele se transformou em um hospital para atender a população da região. Assim, tornou-se rapidamente um dos principais centros de saúde em todo o território francês.

hotel dieu lyon antigo - Hôtel-Dieu de Lyon
Lyon antigo. Hôtel-Dieu. Foto: Flickr

O primeiro médico registrado na instituição foi Maître Martin Conras, abrindo caminho para a chegada de diversos outros profissionais ao longo do século 15. Contudo, o aumento populacional e o crescente número de atendimentos exigiram mudanças estruturais no prédio em 1478.

Nova fase do Hôtel-Dieu

Então, graças às mudanças, a estrutura principal passou a ter 65 metros de comprimento e a capacidade de abrigar 200 pacientes. Além disso, no mesmo período, uma capela e cômodos anexos também foram adicionados ao local.

Contudo, em 1622 houve uma nova ampliação. Dessa forma, ao longo do século 17 o Hôtel-Dieu de Lyon se consagrou como referência de atendimento, com médicos renomados e o acesso amplo à medicamentos. E ele sobreviveu também ao século 18!

Após 1760, o prédio já possuía muitas das características arquitetônicas presentes na construção atual. Foi nesse período que o arquiteto Jacques-Germain Soufflot comandou a construção da imponente cúpula que ainda ornamenta a fachada da construção.

No século 19, o hospital voltou a passar por renovações, alcançando a capacidade de 1000 pacientes. Nessa época ele ainda era administrado diretamente por um membro da igreja.

Em paralelo às inúmeras evoluções registradas no século 20, o hospital se transformou em referência nas áreas de radiologia e oncologia. Já na virada do século 21 ele se viu atropelado pela tecnologia.

Por isso, em 2010 os serviços de saúde oferecidos pelo tradicional hospital foram transferidos para construções mais modernas. E foi dessa forma que o histórico Hôtel-Dieu deixou oficialmente de ser um complexo hospitalar.

O novo Hôtel-Dieu de Lyon: : um monumento histórico em constante renovação

Embora não operasse mais como hospital, a história do Hôtel-Dieu ainda renasceria em Lyon em meio às belas construções da cidade. Isso porque após o fim dos serviços hospitalares, o prédio foi transformado em um belíssimo hotel de luxo: o InterContinental Lyon, inaugurado em 2018.

hotel dieu Lyon França - Hôtel-Dieu de Lyon
Hôtel-Dieu de Lyon. Foto: @grandhoteldieu

De fato, com uma cúpula de 32 metros de altura, o Hôtel-Dieu segue como um dos prédios mais emblemáticos de Lyon. Com mais 110 quartos, o hotel possui 30 suítes com vista para o rio. A decoração do Intercontinental Lyon foi elaborada pelo designer Jean-Philippe Nuel, considerado um ícone no ramo de luxo francês.

Ademais, o hotel também apresenta serviços gastronômicos de destaque: o elegante restaurante Epona, com um extraordinário espaço exclusivo no terraço do prédio. Além disso, há o bar Le Dôme, localizado sob a cúpula da construção.

Em complemento à estrutura grandiosa do local, o hotel também disponibiliza um centro de eventos e conferências com 1500 m². E claro que todos os demais serviços seguem a linha luxuosa e cinco estrelas!

Cité Internationale de la Gastronomie

Nas dependências do emblemático Hôtel-Dieu de Lyon, o título de capital gastronômica da cidade foi refletido no projeto cultural da Cité Internationale de la Gastronomie. O espaço foi criado unindo a cultura gastronômica e a tradição do Hôtel-Dieu como um local aberto e convidativo para a população.

Na Cité Internationale de la Gastronomie o objetivo principal é utilizar a estrutura como um centro para conscientizar a população sobre a gastronomia. E isso vai além da experiência de comer: a ideia é abordar importância dos bons hábitos alimentares para a saúde e qualidade de vida.

Criada pelo governo da cidade de Lyon, a Cité Internationale de la Gastronomie é definida como um centro colaborativo de criação e compartilhamento coletivo. Por isso, o espaço recebe constantemente a colaboração de chefs, artistas e empreendedores franceses.

Além das exposições fixas e temporárias, o espaço Atlas Mondial de la gastronomie é uma ferramenta interativa sobre a história e a cultura da gastronomia mundial. Já para as crianças há o GastroLudothèque, um espaço interativo que apresenta de forma educativa orientações sobre alimentação e saúde.

O espaço da Cité Internationale de la Gastronomie funciona 362 dias ao ano, pois fecha apenas nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. No local você pode visitar exposições, participar de degustações e workshops, fazer uma refeição no café oficial e participar de passeios guiados.

Cabe ressaltar que os ingressos possuem valores variados e podem ser adquiridos no local ou previamente através da página oficial da Cité Internationale de la Gastronomie.

Conheça o Hôtel-Dieu de Lyon com a GIMtravel

Com uma história extensa e rica, o Hôtel-Dieu de Lyon é um dos símbolos da terceira maior cidade da França. Portanto, você não pode deixar a visita de fora, especialmente com a inauguração da Cité Internationale de la Gastronomie.

Se você ainda tem dúvidas de como organizar o seu roteiro em Lyon, conte com a GIMtravel. Somos uma empresa de serviços turísticos localizada em Lyon e elaboramos passeios e visitas sob medida para deixar a sua visita à cidade muito mais interessante.

Conosco, você será acompanhado por guias bilíngues ou em português, que irão facilitar a sua comunicação pelos pontos turísticos que deseja visitar caso não domine a língua francesa. Além disso, oferecemos serviços de transporte privativo do aeroporto até o seu hotel ou entre as atrações da cidade.

Gostou? Então entre em contato com a GIMtravel e agende a sua viagem!

1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: