Descubra Confluence, o bairro mais moderno e badalado de Lyon, na França

Considerado o bairro mais moderno e sustentável pelo governo Francês, o Confluence, ou bairro da Confluência, em Lyon, é um destino repleto de atrações culturais para todos os perfis de viajantes. Quer explorar a região? Então confira o artigo a seguir!

O projeto Confluence

Ao sul de Lyon, no encontro dos rios Rhône e Saône, fica localizado o bairro Confluence. O antigo bairro industrial e portuário começou a ter a sua paisagem modificada por uma gigantesca obra urbana de revitalização, denominada projeto Confluence.

O projeto de reabilitação paisagista e arquitetônica inclui a construção de moradias, prédios comerciais, museus, shoppings e entre vários outros empreendimentos. Além disso, o bairro é bem servido por transportes públicos, já que se trata de um local previamente planejado.

Com previsão de término em 2025, o objetivo do projeto é de duplicar o tamanho de Lyon. Assim, depois de pronto, a cidade vai abrigar mais de 16 mil novos habitantes, além de cerca de 25 mil trabalhadores.

O que visitar no bairro Confluence?

Com tanta modernidade, num primeiro momento pode ser até difícil escolher o quer visitar primeiro em Confluence. Por isso, listamos a seguir algumas das principais atrações desse bairro, considerado atualmente um dos mais badalados de Lyon:

Museé des Confluences

Essa, sem sombra de dúvidas é considerada a principal atração do bairro Confluence, em Lyon. Afinal, seus 27 mil metros quadrados abrigam mais de 2 milhões de peças arqueológicas, como por exemplo, fósseis, utensílios indígenas, armaduras e até mesmo uma múmia.

No Museu de Confluence, 3 mil metros quadrados são destinados às exposições permanentes, que abordam temas sobre a origem da humanidade e diversidade cultural. Além das exposições permanentes, o museu também recebe outras exposições, com data pré-definida para início e fim.

Museé des Confluences, Lyon - França
Museé des Confluences – Lyon, França. Foto: Flickr

O local, inaugurado em 2014, possui arquitetura austríaca futurista. Lá é possível contemplar o satélite Spoutnik 2 e o esqueleto de um Camarasaurus, um dinossauro de 14 metros de altura que viveu há mais 155 milhões de anos atrás.

Horário de funcionamento: o Museé des Confluences funciona de terça à sexta, das 11h às 19h. Sábado e domingo, das 10h às 19h. Os ingressos custam entre 5€ e 9€ e podem ser adquiridos online no site oficial do museu.

Não domina a língua francesa para participar das exposições do Museu des Confluences? Então conte com a GIMtravel, uma empresa especializada em passeios turísticos pela França, também localizada na cidade de Lyon.

Oferecemos visitas guiadas em português e elaboramos roteiros personalizados, para que a sua experiência no país da Torre Eiffel possa ser a mais positiva possível.

Shopping Confluence

O Shopping Confluence é o centro comercial do bairro. Moderno, o espaço abriga várias lojas, restaurantes, cafés, lanchonetes e cinemas.

Shopping Confluence
Shopping Confluence, Lyon – França. Foto: Flickr

Pela diversidade de entretenimento que possui, o Shopping Confluence é considerado o point da cidade de Lyon. Ele atrai pessoas das mais variadas idades e perfis, já que além dos espaços fechados, possui também terraços com vistas incríveis.

Confluence Park

Considerado o pulmão da cidade de Lyon, o Confluence Park é uma gigantesca área verde composta por jardins, lagos e demais atrativos ao ar livre.

Confluence Park
Confluence Park – Lyon, França. Foto: Flickr

Com previsão de 14 hectares até a conclusão do projeto, o Confluence Park é uma ótima alternativa para realizar uma caminhada em família e ao mesmo tempo observar as proezas arquitetônicas sustentáveis da região.

La Sucrière

O La Sucrière ocupa o espaço de uma antiga fábrica de açúcar. O galpão construído na década de 1930 foi totalmente reformado e modernizado, mas manteve o seu toque industrial.

Atualmente é considerado – junto com o Museu de Confluence – um dos pontos culturais mais badalados da cidade. Isso porque seus 6.500 m² são dedicados a eventos corporativos, culturais e de moda. O La Sucrière possui galerias de arte, lojas de marcas renomadas, restaurantes e até mesmo um clube.

LaSucrière Lyon França - Descubra Confluence, o bairro mais moderno e badalado de Lyon, na França
La Sucrière – Lyon, França. Foto: Only Lyon

É no topo do La Sucrière que fica localizado o Le Sucre, um dos rooftops mais famosos de Lyon. Trata-se de um verdadeiro bar a céu aberto que oferece shows, conferências e vários outros eventos aos seus visitantes.

Patinoire Charlemagne

Considerada uma das maiores pistas de patinação no gelo da França, a Patinoire Charlemagne possui capacidade para 4.200 visitantes. Aliás, sua pista olímpica é palco de competições nacionais e internacionais de esportes no gelo, além de oferecer um espaço especial para crianças de 4 a 7 anos.

Patinoire Charlemagne lyon França - Descubra Confluence, o bairro mais moderno e badalado de Lyon, na França
Patinoire Charlemagne. Foto: Reprodução

O horário para visitação varia conforme a época do ano. Nas férias escolares, por exemplo, o centro de patinação funciona todos os dias, enquanto que fora das férias, a pista não funciona segundas e quintas.  Você pode conferir os horários no site oficial da Patinoire Charlemagne.

Planeje a sua visita ao bairro de Confluence com a GIMtravel

Quer viver momentos inesquecíveis em sua viagem para a França? Então deixe conosco toda organização da sua viagem. Elaboramos roteiros personalizados e fazemos visitas guiadas com profissionais que falam português. Assim, você pode desfrutar ao máximo do seu passeio com exclusividade e segurança.

Além disso, oferecemos também serviços de transfers nos principais aeroportos franceses, para que você possa chegar até o seu hotel com toda a comodidade. Ainda, temos também serviços de transportes privativos para levá-lo até as atrações desse incrível país em carros novos e com profissionais qualificados e discretos a sua disposição.

Quer conhecer mais sobre os serviços turísticos da GIMtravel? Então entre em contato conosco e obtenha um orçamento personalizado.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: