Como é visitar Lyon no inverno

Viajar para Lyon é uma experiência incrível em todas as estações. Contudo, com a variedade de restaurantes e museus extraordinários para explorar, conhecer Lyon no inverno é uma ótima ideia. Isso porque nesse período, a cidade é movimentada por festas tradicionais e ganha um clima especialmente aconchegante.

Além disso, Lyon possui mais de dois mil anos de história. Portanto, é um destino imperdível no roteiro de quem deseja conhecer o melhor da França. Conhecida mundialmente como a capital da gastronomia francesa e por sua beleza arquitetônica, essa cidade contrasta história e modernidade como poucas no continente europeu.

Como é Lyon no inverno?

Com uma população de mais de meio milhão de habitantes, Lyon é uma cidade movimentada mesmo durante o inverno. A estação mais fria do ano marca presença entre os meses de novembro e fevereiro, quando as temperaturas costumam oscilar entre os 0°C e 10°C.

Lyon inverno França 1024x689 - Como é visitar Lyon no inverno
Inverno em Lyon. Foto: Flickr.

Durante o inverno de Lyon, temperaturas negativas são registradas de forma esporádica, principalmente durante a noite e no início da manhã. Além de não apresentar temperaturas extremas, a qualidade da estrutura apresentada por Lyon no inverno também é um fator que facilita para quem deseja conhecer a cidade nessa estação.

Com um transporte público eficiente, centros comerciais equipados, museus de alto padrão e restaurantes aconchegantes, Lyon é uma cidade extremamente agradável e receptiva durante o inverno. Portanto, não há motivos para não passar por lá nessa época!

Quanto à gastronomia, não faltam queijos e vinhos para harmonizar no frio. Ainda, há muitas feiras de Natal para quem visitar Lyon em dezembro.

O que fazer em Lyon no inverno

Lyon é uma cidade que possui atrações para todos os gostos e estilos. Durante o inverno, é possível explorar diversos aspectos da cultura local através de museus, restaurantes e festas locais. Para os mais aventureiros, também é possível explorar os Alpes e conhecer a neve de perto na passagem por Lyon no inverno. Veja a seguir o que fazer na cidade durante a estação mais fria do ano :

Gastronomia

gastronomia lyon frança - Como é visitar Lyon no inverno
Nos restaurantes típicos de Lyon, as refeições são harmonizadas por vinhos produzidos na região. Foto: Pixabay

Por ser uma referência à nível mundial quando o assunto é gastronomia, não é surpreendente que os principais costumes locais durante o inverno envolvem a alimentação. Com as baixas temperaturas, conhecer os restaurantes típicos da cidade é um programa imperdível.

Os tradicionais bouchons são restaurantes onde servem-se pratos típicos da gastronomia lionesa, acompanhados dos vinhos produzidos na região e um ambiente extremamente acolhedor.

Ainda, outro ponto turístico imperdível é o Les Halles Paul Bocuse. Esse mercado gastronômico extraordinário reúne o melhor da produção local e foi criado em homenagem ao chef Paul Bocuse, nascido em Lyon e considerado o pai da gastronomia francesa.

Que tal descobrir Lyon pelo estômago? Conheça as visitas em torno da gastronomia lionesa com a GIMtravel. Clique aqui para maiores informações.

Museus

Se você gosta de passar os dias frios explorando museus e adquirindo conhecimento, Lyon é o destino perfeito para as suas próximas férias de inverno. A cidade conta com museus com estruturas incríveis para todos os gostos e estilos, abordando diversos aspectos da cultura lionese e dos seus dois mil anos de história.

Entre os museus mais visitados em Lyon, destacam-se o Instituto Lumiére e os Museus Galo-Romano, Gadagne, de Belas Artes e de Arte Contemporânea. Ainda, entram para a lista o Museu da Miniatura e do Cinema, além do Museu das Confluências, localizado no bairro Confluence, em Lyon.

Confluence Lyon França museu - Como é visitar Lyon no inverno
Musée des Confluences, Lyon – França

Quer conhecer 10 museus com entrada gratuita na França? Então reserve um tempinho para ler este artigo.

Festa das luzes

Em meio às festas mais tradicionais de Lyon no iverno, a festa das luzes é o evento mais importante. Realizada anualmente no início de dezembro, essa festa única reúne milhões de turistas originários de várias partes do mundo. Durante os quatro dias de evento, luzes e projeções são espalhadas pelas ruas da cidade, transformando a atmosfera de Lyon e transportando os visitantes para uma experiência única.

Primatiale Saint Jean fête des Lumières 1024x768 - Como é visitar Lyon no inverno
Fête des Lumières. Foto: GIMtravel

Com mais de um século de tradição, foi nas últimas décadas que a festa ganhou ainda mais destaque, com a iluminação dos principais monumentos e pontos turísticos da cidade, incluindo igrejas, praças e prédios históricos. Por se tratar de um evento extremamente popular entre franceses e turistas, é importante planejar a viagem com antecedência para garantir vagas em hotéis e passagens com um valor acessível.

Feiras de vinhos

Lyon é destino perfeito para quem ama comer e beber com qualidade. Além da tradição dos pratos locais, a cidade e também é referência na produção de vinho. Por isso, feiras de vinhos com produtores locais são uma oportunidade imperdível de conhecer sobre a cultura da região e degustar alguns dos melhores vinhos franceses a partir de Lyon no inverno.

Precisando de consultoria e auxílio para um tour de compras de vinhos e produtos gastronômicos? Então conheça o FOOD & WINE shopping oferecido pela GIMtravel. Por um período de até 8h, você terá um roteiro exclusivo e a companhia de um guia brasileiro ou em português para comprar tudo o que você precisar e desejar.

vinhos adega - Como é visitar Lyon no inverno
Adega de vinhos em Borgonha, na França. Foto: Pixabay

Estações de esqui próximas

Apesar de Lyon no inverno não apresentar temperaturas muito rigorosas na sua área urbana, não é preciso viajar muito longe para encontrar neve. Para quem sonha em esquiar ou praticar outros esportes de inverno, a cidade fica a cerca de duas horas do Alpes e de dezenas de estações de esqui. O acesso a esses lugares pode ser feito através do aluguel de um carro, por empresas ônibus com serviço de translado ou até mesmo a partir de um pacote com uma agência local.

Megéve alta saboia frança 1024x680 - Como é visitar Lyon no inverno
Localizada a cerca de duas horas de carro de Lyon, Megéve é um excelente destino para os fãs de esportes na neve. Foto: Pixabay

Se você não é fã de esportes radicais, conhecer as estações de esqui também é uma experiência válida para admirar a beleza da região e degustar um vinho local em algum dos belíssimos restaurantes panorâmicos. Ou seja, as estações reúnem todo tipo de visitante.

Algumas estações de esqui próximas à Lyon se destacam por sua qualidade. O La Clusaz, por exemplo, é um resort de esqui considerado patrimônio cultural do país, com experiências gastronômicas e eventos esportivos únicos.

Já a vila Termignon La Vanoise é composta por várias estações e localizada a três mil metros de altitude. Ainda, o Chamrousse é uma alternativa popular por apresentar pacotes para grupos, passes diários e outros atrativos destinados especialmente para os turistas.

Visite Lyon no inverno com a GIMtravel

É claro que visitar a França durante o inverno pode causar várias dúvidas, principalmente sobre o que vestir nos dias mais frios. Contudo, visitar Lyon no inverno pode ser bem mais fácil com os serviços turísticos da GIMtravel.

Afinal de contas, além da companhia de guias locais, você conta com assessoria completa antes e durante a sua viagem, o que torna sua experiência na cidade ainda mais interessante. Além disso, a empresa ainda te ajuda a montar um roteiro personalizado, inclusive feito por transporte particular.

Com tantas facilidades, você não tem motivos para não aproveitar esse destino francês mesmo no frio. Então, entre em contato com a GIMtravel e descubra uma Lyon única e exclusiva!

1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: