4 passeios de bike ao redor de Lyon

Lyon é uma cidade repleta de beleza natural, construções arquitetônicas históricas e pontos turísticos impressionantes. Por isso, é claro que um simples passeio pela cidade não basta, é preciso ir além. Então, hoje a dica é sobre os passeios de bike ao redor de Lyon para você se apaixonar!

Um dos pontos positivos é que a cidade conta com uma boa qualidade da infraestrutura e ruas planas. Então, não é de se surpreendente que Lyon tenha as bicicletas como um dos meios de transporte mais populares entre os seus próprios moradores.

Aliás, arriscar um passeio de bike ao redor de Lyon é praticamente sentir-se como um “local”. Felizmente, muitos locais nas proximidades de Lyon são otimizados para os ciclistas, conforme você verá no artigo de hoje!

Lugares para passeios de bike ao redor de Lyon

1. Grand Parc Miribel-Jonage

O Grand Parc Miribel-Jonage é um parque urbano com mais de 2.000 hectares nas proximidades de Lyon. Localizado a cerca de 10 km do centro da cidade, ele se tornou um dos locais favoritos de recreação para a população de toda a região.

Afinal, lá é possível andar de bicicleta, praticar esportes, organizar um piquenique familiar ou apenas aproveitar o clima de tranquilidade em um belo dia de sol. Além da área verde extensa, o Miribel-Jonage conta com um belíssimo lago que é ótimo no verão.

parque miribel jonage frança - 4 passeios de bike ao redor de Lyon
Parque Miribel-Jonage, França. Foto: reprodução Guide Le petit Paume

Já para os fãs de corrida e caminhada, o parque disponibiliza um circuito com 10 km em volta do lago. Além disso, também é possível explorar outros pontos através de diversas trilhas e caminhos escondidos.

Com uma estrutura de qualidade e muito espaço, o Grand Parc Miribel-Jonage é uma ótima alternativa para passeios de bicicleta em família. Ademais, o Mirabel-Jonage também apresenta o serviço VAE (Vélo à Assistance Électrique), que aluga bicicletas elétricas. O valor por 2h custa 14,20€.

2. Rota Groslée – La-Balme-les-Grottes

Outra alternativa interessante para os passeios de bike ao redor de Lyon é o trajeto entre Groslée e La-Balme-les-Grottes. Com cerca de 52 km, a rota passa por diversas cidades com vistas incríveis das montanhas e florestas da região do Rhône.

ciclistas verde floresta - 4 passeios de bike ao redor de Lyon
A rota Groslée – La-Balme-les-Grottes proporciona uma vista incrível das florestas do Rhône. Foto: Pixabay

E para completar o caminho com calma você pode encontrar hospedagem nas pequenas vilas históricas da região. Dessa forma, ainda acaba aproveitando a oportunidade para explorar esses tesouros escondidos pelo trajeto!

No destino final da rota, a pequena La-Balme-les-Grottes é uma verdadeira recompensa pelo esforço realizado ao longo dos mais de 50 km. Isso porque ela possui cavernas impressionantes e um centro histórico pitoresco que a tornam perfeita para os passeios de bike ao redor de Lyon!

3. O caminho verde de Beaujolais

ciclismo beaujolais - 4 passeios de bike ao redor de Lyon
Rota La Voie Verte Beaujolais. Foto: Pixabay

Com 15 km de extensão, o trajeto “La Voie Verte” está entre os favoritos da população lionesa para os passeios de bike ao redor de Lyon! Isso porque o trajeto inicia junto ao vale da l’Ardières, um caminho verde que recebe o nome devido à sua proximidade constante com a natureza.

Após alguns quilômetros, também é possível conhecer Bourgeon, local com uma vista panorâmica das belas montanhas da comuna de Cercié. Além disso, a vila histórica Beaujeu também surge como um destino clássico da zona rural do Rhône.

Aliás, Beaujeu vale um roteiro incrível de pelo menos um dia, caso você tenha tempo disponível. Porque além de ser ótimo para passeios de bike ao redor de Lyon, é uma zona com muita história e cultura!

4. Parque de la Feyssine

Nas proximidades de Lyon, o parque urbano de la Feyssine é um atrativo extremamente rico em biodiversidade. Afinal, localizado do norte de Villeurbanne, ele tem 45 hectares e é considerado o pulmão da região.

Parque urbano la Feyssine - 4 passeios de bike ao redor de Lyon
Parque de la Feyssine. Foto: Capvert

Devido à sua variedade de fauna e flora, as autoridades criaram diversos projetos ecológicos para a preservação e estudo da natureza local – recebendo em 2008 o selo EVE (Espace Végétal Écologique) por sua dedicação à causa.

Dessa forma, o parque la Feyssine é uma ótima alternativa para ciclistas que buscam maior tranquilidade e desejam fugir das áreas verdes mais turísticas. Devido à sua proximidade com a cidade, o la Feyssine permite encaixar o contato direto com a natureza em uma tarde do seu roteiro por Lyon.

Dicas alternativas

Sem dúvida, os três passeios de bike ao redor de Lyon citados acima são os principais, mas não os únicos! Por isso, vamos esticar um pouco o assunto para falar sobre os caminhos da Ile Barbe.

Juntamente às margens do rio Saône, 16 km ligam a rota entre o coração de Lyon e a histórica île Barbe. Com uma estrutura pavimentada e boa sinalização, esse é considerado um dos caminhos mais bonitos para os ciclistas em Lyon.

O percurso dura cerca de uma hora, mas é possível realizar paradas em diversos estabelecimentos tradicionais da região no caminho. Dessa forma, além da beleza natural e arquitetônica, é possível aproveitar para explorar também a cultura lionesa.

Rotas aventureiras: Mont Verdun e Mont Thou

Para quem busca rotas inclinadas e um ciclismo mais voltado para o esporte, os montes Verdun e Thou são dois desafios para os aventureiros. Afinal, as rotas para cada um dos pontos estão a 25 km do centro de Lyon, exigindo cerca de duas horas de pedalada.

Quanto aos montes, estes podem ser acessados na direção da comuna Saint-Didier-au-Mont-d’Or. Além disso, a rota fica fechada para trânsito de veículos durante o verão, permitindo aos ciclistas um espaço exclusivo para a prática do esporte.

Tour com guias em português

Outra forma de explorar os passeios de bike ao redor de Lyon é através de tours guiados. Nesse caso, essa experiência é oferecida pela GIMtravel, empresa especializada no turismo de brasileiros na França e com sede em Lyon.

E o melhor nesse caso é que você não apenas explora Lyon de bicicleta como também prova queijos e vinhedos pelo caminho. É uma verdadeira experiência gastronômica em meio ao seu passeio!

A vantagem é que os guias são bilíngues e com certeza poderão auxiliar você melhor ainda. Ou seja, é uma forma diferente de conhecer a cidade e ter a segurança de estar em grupo e com um guia que traça o melhor roteiro para explorar a cidade!

Conheça Lyon sobre duas rodas com a GIMtravel!

O ciclismo é realmente a grande paixão dos franceses. Em Lyon, especialmente, você perceberá isso ainda mais forte. Então, é claro que a oportunidade de explorar a cidade assim não pode ser perdida!

Além disso, aproveite para ler mais sobre a cidade e também suas atrações em outros artigos. Assim, você garantirá alguns passeios de bike ao redor de Lyon e conhecerá mais ainda sobre a região. E se tiver com dúvidas de como montar o seu roteiro sobre duas rodas, não hesite: entre em contato com a GIMtravel e agende o seu tour de bike ao redor de Lyon.

1 Response
  • frolep rotrem
    julho 3, 2020

    Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Extremely helpful info specially the last part 🙂 I care for such information much. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: