10 bons motivos para visitar Lyon

Lyon é a terceira maior cidade francesa e é considerada um dos destinos mais bonitos do continente europeu. Por esse motivo, todos os anos milhões de turistas visitam a região em busca dos inúmeros atrativos que essa cidade dinâmica oferece. Afinal, com imensa riqueza cultural, beleza arquitetônica e tradição gastronômica, não faltam motivos para visitar Lyon!

Então, para os amantes de viagem e da cultura francesa, separamos 10 bons motivos para incluir Lyon no roteiro da sua próxima viagem!

Motivos para visitar Lyon: conheça 10 lugares e atividades imperdíveis

1. Gastronomia

Lyon é conhecida mundialmente como a capital da gastronomia francesa. Berço do icônico chef francês Paul Bocuse, a cidade possui alguns dos pratos mais saborosos e restaurantes de maior renome do país.

Além disso, Lyon é conhecida por seus bouchons, restaurantes aconchegantes nos quais são servidas apenas receitas típicas da culinária local. Os bouchons são extremamente tradicionais e apresentam certificação oficial do governo. Devido aos rígidos padrões de excelência, atualmente só existem cerca de 20 bouchons certificados nas ruas de Lyon.

Estes são alguns dos pratos mais tradicionais e, é claro, bons motivos para visitar Lyon:

  • Gratin dauphinois: um gratinado de batatas e creme de leite;
  • Salade lyonnaise: salada feita com alface, bacon e ovos poché;
  • Andouillette: um tipo de linguiça composta por tripas de porco, geralmente servida com molho de mostarda.

2. Les Halles Paul Bocuse

Ainda na gastronomia, é impossível deixar de lado os corredores dos Les Halles Paul Bocuse. Isso porque esse mercado foi criado em homenagem ao chef francês e hoje reúne dezenas de estabelecimentos com alimentos tradicionais da região de Lyon.

Dessa forma, degustar as iguarias ao longo dos corredores do mercado Paul Bocuse é uma programação imperdível durante uma visita à segunda maior cidade francesa. Além disso, a própria história de Paul Bocuse é um dos motivos para visitar Lyon!

3. Parque Tête d’Or

O parque Tête d’Or é a principal área verde de Lyon e é considerado um dos parques mais bonitos de toda a França. Ao longo dos mais de 100 hectares, é possível encontrar um lago, um zoológico, um jardim botânico e belíssimas obras de arte espalhadas pelo local.

Entre as dicas para as estações mais quentes, realizar um piquenique em meio à natureza do parque Tête d’Or em uma tarde de sol é uma experiência inesquecível.

4. Notre Dame de Fourvière

Localizada no topo de uma colina, a basílica Notre Dame de Fourvière possui a vista mais bonita de Lyon. A visão panorâmica da cidade impressiona em qualquer estação, principalmente nos momentos que cercam o pôr-do-sol.

Além da vista privilegiada, a Notre Dame de Fourvière também é uma atração imperdível devido à sua arquitetura impressionante. Em complemento à construção imponente, as paredes do interior da igreja são repletas de mosaicos e belíssimas obras de arte.

A basílica Notre Dame de Fourvière é considerada patrimônio cultural da Unesco desde 1998. Ou seja, certamente ela é um dos principais motivos para visitar Lyon, independente da sua religião!

5. Centro Histórico ou Velho Lyon

Aos pés da colina onde fica localizada a basílica Notre Dame de Fouvière, o centro histórico de Lyon encanta milhões de turistas de todos os cantos do mundo. Afinal de contas, são dezenas de restaurantes, lojas e monumentos distribuídos pelas ruelas medievais do local, conhecido pelos franceses como Vieux Lyon.

Para os visitantes, as catedrais Saint-Jean e Os traboules (passagens secretas ) são visitas imperdíveis no centro histórico de Lyon. Além disso, é no Vieux Lyon que ficam localizados alguns dos bouchons lioneses citados acima. Entre os motivos para visitar Lyon, podemos dizer que o Vieux Lyon é o principal deles!

6. Traboules

Além dos prédios históricos, igrejas medievais e das tradicionais bouchons, o bairro mais antigo de Lyon também abriga as icônicas traboules. Elas são passagens secretas em meio às construções históricas do local construídas por volta do século XV.

Essas passagens foram criadas inicialmente para facilitar o acesso dos moradores à água do rio, cortando caminho entre os extensos quarteirões. No entanto, hoje elas são uma divertida atração para os turistas e um dos principais motivos para visitar Lyon, permitindo o acesso ao interior de prédios antigos e jardins escondidos.

7. Théâtre Antique ou Anfiteatro Romano

No topo da mesma colina onde fica localizada a Notre Dame de Fourvière, o “Théâtre Antique” é um impressionante teatro romano com milhares de anos de história. O local já foi um verdadeiro teatro, mas hoje suas ruínas são visitadas como um local arqueológico e turístico. Ou seja, para os amantes de história, esse com certeza é um dos motivos para visitar Lyon!

8. Instituto Lumière

Fundado em 1982, o Instituto Lumière foi planejado em homenagem aos irmãos Lumière, criadores do cinema e parte da lista dos cidadãos mais ilustres de Lyon. O instituto fica localizado no bairro Montplaisir, onde os irmãos criaram o cinematógrafo.

Hoje ele funciona como um museu e centro de estudos sobre a história da sétima arte. A estrutura interativa e didática do Instituto Lumière também transforma o local em uma ótima atração para levar as crianças.

9. Museu de Belas Artes

Entre os principais motivos para visitar Lyon, o “Musée des Beaux-Arts” é o principal museu da cidade e um dos mais importantes de toda a França. Nele é possível encontrar milhares de pinturas, esculturas, objetos de arte, antiguidades, entre outras preciosidades da história francesa.

O acervo é localizado no prédio do Palácio de São Pedro, permitindo também a apreciação da belíssima arquitetura barroca. No Museu de Belas Artes você pode passar uma tarde observando obras de artistas como Monet e Rodin, além de finalizar o passeio com uma caminhada pelos jardins ao redor.

10. Festival das Luzes

Conhecida pelos franceses como “Fête des Lumières”, a festa das luzes de Lyon é o evento mais importante do ano para a região e tem quatro dias de duração. A comemoração atrai milhares de turistas atraídos pelas belíssimas luzes que iluminam parques, prédios, pontes, igrejas e até mesmo atrações turísticas.

Acompanhadas por música, arte e muita alegria, as luzes da Fête des Lumières transformam Lyon em um cenário dos sonhos. Além disso, a distribuição das luzes é criada e organizada por artistas locais, ganhando uma nova atmosfera todos os anos.

Explore Lyon conosco

Além das atrações citadas, existem inúmeros outros motivos para visitar Lyon. Essa cidade extremamente rica em cultura e diversidade está ganhando cada vez mais destaque.

E o melhor de tudo: existe uma Lyon para cada tipo de turista! Seja para compras, gastronomia, arte ou cultura, a cidade é rica em muitos aspectos. Para conhecer tudo isso, uma das dicas é contar com empresas especializadas em passeios turísticos personalizados.

A empresa Descubra Lyon, localizada em Lyon, conta com guias locais bilíngues, em português para facilitar a sua comunicação durante a sua permanência na cidade. Além disso, também oferecemos serviços de traslados/transfers para tornar a sua locomoção por Lyon mais cômoda. Assim você aproveita cada cantinho da cidade!

1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: