Como é visitar Lyon no verão

Ao longo dos últimos anos, Lyon se tornou um dos principais destinos turísticos da França. Repleta de beleza e cultura, essa cidade apresenta uma reunião impressionante de história e modernidade. Assim, ela agrada turistas de todas as faixas etárias, classes sociais e gostos, principalmente durante o verão europeu, quando a cidade se transforma em um local ainda mais acolhedor. Quer saber como é visitar Lyon no verão? Então acompanhe as dicas a seguir, pois temos certeza de que elas facilitarão – e muito – a sua viagem.

 

História de Lyon

 

Antes de saber como é visitar Lyon no verão, que tal dedicar alguns minutos do seu precioso tempo para conhecer um pouquinho da história da cidade? Com mais de 500 mil habitantes, Lyon é a capital da região Rhône-Alpes e possui uma trajetória de dois mil anos de história. Com o nome de Lugdunum, a cidade nasceu do encontro dos rios Rhône e Saône e foi a capital da Gália durante o Império Romano.

 

Desde seu início, Lyon também se destacou como uma das principais rotas comerciais da Europa. Isso porque ao longo dos séculos, a cidade foi protagonista de diversos eventos da história francesa e se transformou em uma das principais regiões do país. Atualmente, Lyon é a terceira maior cidade da França, visitada por milhões de turistas anualmente.

 

Localizada na região central do leste do país, ela fica a 470 km de Paris e pode ser acessada facilmente por trem, ônibus ou carro. Além da importância turística, Lyon também se destaca como um dos centros financeiros do país. Nesse contexto, a cidade possui foco nas indústrias química, farmacêutica e biotecnológica.

 

Quer conhecer mais sobre a história de Lyon? Então não deixe de ler este artigo.

O clima de Lyon durante o verão

 

Um dos pontos principais para decidir os detalhes de uma viagem é analisar o clima do local a ser visitado. Por isso, antes de visitar Lyon no verão, conhecer as temperaturas da região durante a estação é fundamental.

 

De forma muito positiva para o turismo, a cidade não apresenta temperaturas extremamente elevadas durante a estação do ano. Então, esse fator acaba favorecendo passeios ao ar livre e permitindo que a cidade seja explorada através de caminhadas agradáveis.

 

O verão em Lyon é considerado morno, com temperaturas médias variando entre os 15ºC e os 25ºC. Já em dias mais quentes as temperaturas podem chegar aos 30ºC. A temporada de calor costuma durar cerca de três meses, entre início de junho e os primeiros dias de setembro.

Visitar Lyon no verão: o que conhecer na cidade

 

Com temperaturas agradáveis garantidas, visitar Lyon no verão é uma experiência muito prazerosa. Especialmente devido aos seus dois mil anos de história, a cidade possui uma variedade muito grande de pontos turísticos e lugares para serem visitados.

 

Por isso, é recomendado separar alguns dias para explorar a cidade sem pressa e descobrir diversos tesouros escondidos pelas ruas do local. Então, veja a seguir alguns deles:

Colina de Fouvière

 

Visitar Lyon no verão, Colina de Fouvière

Colina de Fouvière em Lyon. Foto: Flickr

 

A melhor forma de iniciar a visita em Lyon é no ponto no qual a cidade nasceu. A Colina de Fouvière é base para a magnífica Basílica Notre Dame de Fourvière, o Anfiteatro e o Museu Galo-Romano de Lyon.

 

Além da oportunidade de conhecer essas estruturas milenares, esse local também possui a vista mais bonita de Lyon – uma visão panorâmica de toda a extensão da cidade. Para os mais aventureiros, é possível chegar ao local mais antigo da cidade através de centenas de degraus.

 

Contudo, quem busca mais conforto pode alcançar o topo da Colina de Fouvière de uma forma inusitada: conhecendo de perto o funicular mais antigo do mundo, lançado em 1862.

Vieux Lyon

 

visitar Lyon no verão, Vieux Lyon

Velha Lyon. Foto: Flickr

 

O bairro Vieux Lyon é a parte histórica da cidade, com ruelas de pedra e construções do período medieval. Com muitos séculos de história e beleza, esse lugar foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

 

Nessa zona da cidade, é possível conhecer monumentos como os Traboules, passagens secretas do período medieval, e a Catedral Saint-Jean-Baptiste, com um dos relógios astronômicos mais antigos da Europa. Outros locais imperdíveis no Vieux Lyon são o Museu do Cinema e o Teatro e Museu de Guignol.

Parc de la Tête d’Or

 

O que visitar em Lyon no verão, Parc de la Tête d’Or

La Tête d’Or é o principal parque urbano da cidade de Lyon. Foto: Pixabay

 

Ao organizar o roteiro perfeito para visitar Lyon no verão, é impossível não citar o Parc de la Tête d’Or. O principal parque da cidade é o local perfeito para ter contato com a natureza, exercitar-se ou apenas aproveitar uma tarde de sol.

 

O Parc de la Tête d’Or é um dos pontos favoritos dos moradores da cidade, reunindo famílias durante toda a temporada de calor. Ainda, para explorar os detalhes do parque, é possível alugar uma bicicleta e conhecer de perto a beleza das fontes, estátuas e ornamentos centenários que decoram o lugar.

Presqu’île

 

Ao visitar Lyon no verão, não se esqueça de reservar um dia para conhecer o Presqu’île

O coração de Lyon, o Presqu’île. Foto: Flickr

 

Atravessada pelos rios que banham a cidade, essa zona é onde fica localizado o centro moderno de Lyon. Durante uma tarde de visita, é possível conhecer pontos únicos na história da França, como a Place des Terreaux, conhecida popularmente como “praça do terror” por ter sido um local de execuções durante a Revolução Francesa.

 

O Museu de Belas Artes, o Hôtel de Ville e a Opéra National de Lyon também são construções belíssimas que contam a história da sociedade francesa ao longo dos séculos. Para os amantes de moda e compras, o Presqu’île é o local perfeito para explorar todos os tipos de lojas. Isso vai desde as mais exclusivas grifes francesas até as maiores redes de lojas de departamento do mundo.

 

Quer mais motivos para visitar Lyon? Então clique aqui e conheça mais dez.

Onde comer em Lyon

 

Muitas pessoas não sabem, mas Lyon é considerada a capital gastronômica da França. Esse título foi atribuído à cidade na década de 20 especialmente devido à qualidade e variedade de alimentos produzidos na região.

 

Por isso, comer em Lyon é uma atração à parte. Nos restaurantes da cidade, é possível encontrar pratos típicos ricos em vegetais, cogumelos, carne e frutas. Ainda, o vinho da região é indispensável para qualquer refeição. Veja a seguir algumas dicas de restaurantes na cidade:

 

L’Auberge du Pont de Collonges

 

L’Auberge du Pont de Collonges, restaurante de Paul Bocuse em Lyon

L’Auberge du Pont de Collonges, o restaurante do lendário Chef Paul Bocuse. Foto: Flickr

 

É impossível falar da gastronomia de Lyon e não citar Paul Bocuse. Considerado o maior chef da história da França, Bocuse foi o único chef a manter três estrelas Michelin durante meio século, sem interrupções. Em Lyon, é possível provar da sua gastronomia no icônico L’Auberge du Pont de Collonges.

 

L’Institut Bocuse e Saisons

 

Contudo, é importante destacar que Lyon apresenta opções para todos os bolsos. Inclusive, você pode saborear o melhor da culinária de Bocuse de forma mais acessível, no L’INSTITUT BOCUSE e no SAISONS. Isso porque em ambos os estabelecimentos, as refeições são preparadas por alunos da escola de gastronomia de Paul Bocuse.

 

Wagon Bar

 

Wagon Bar, ônibus restaurante em Lyon

Wagon Bar, ônibus restaurante em Lyon. Foto: GIMtravel

 

Já pensou em almoçar ou jantar em um ônibus restaurante? Essa é a proposta do Wagon Bar, que possui cardápio assinado pelo chefe estrelado Jeremy Galvan. No ônibus restaurante, enquanto você degusta uma saborosa refeição também conhece as principais atrações da cidade. Sendo assim, essa é uma ótima alternativa para aqueles que não possuem muito tempo para conhecer Lyon e por esse motivo precisam unir o útil ao agradável.

 

Que tal visitar Lyon com guias em português e conhecer a história da gastronomia da cidade com direito a paradas para degustação? Então conheça o FOOD TOUR da GIMtravel. Clique aqui para maiores informações.

Onde se hospedar em Lyon

 

Apesar de ser uma cidade repleta de atrações e lugares para conhecer, é muito fácil se locomover em Lyon. Os principais bairros da cidade são próximos e podem ser acessados a pé. Por isso, visitar Lyon no verão pode ser uma ótima pedida. Além disso, as melhores opções de hospedagem em Lyon são muito variadas e concentradas na mesma região.

 

Na hora de procurar um lugar para ficar, escolher uma acomodação no Vieux Lyon, na La Croix Rousse ou em La Pesqu’île é uma estratégia sem erro. Isso porque em cada um desses lugares existem alternativas para todos os bolsos e gostos. Sendo assim, é possível encontrar nessas regiões acomodações em hostels a suítes em hotéis luxuosos. A seguir listamos os nossos hotéis preferidos em Lyon. Dessa forma você e a sua família poderão repousar com todo conforto.

 

Hotel Villa Florentine

 

Hotel 5 estrelas Villa Florentine, em Lyon

Hotel 5 estrelas Villa Florentine, em Lyon. Foto: La Villa Florentine

 

Localizado em um antigo convento e com uma vista privilegiada sobre a cidade, este hotel é um dos nossos preferidos. Essa nossa preferência se justifica pela vista panorâmica sobre Lyon e pela qualidade dos quartos e serviços. Além disso, o Hotel Villa Florentine possui um restaurante gastronômico contemplado com 1 estrela Michelin. Com um nome bem sugestivo, o “Les Terrasses de Lyon” serve o melhor da culinária francesa tradicional e regional em um maravilhoso terraço ao ar livre.

 

Terraço ao ar livre do Hotel Villa Florentine, Lyon - França

Terraço ao ar livre do Hotel Villa Florentine, Lyon – França. Foto: La Villa Florentine

 

Cour des Loges

 

Ao visitar Lyon no verão, lembre-se de que o hotel Cour des Loges possui ótimas acomodações

Fachada do Hotel Cour-des Loges em Lyon. Foto: courdesloges

 

Localizado no Vieux Lyon, o Cour des Loges possui uma decoração charmosa e aconchegante, que combina perfeitamente com a atmosfera da cidade. Ele fica localizado perto do centro da cidade, apenas a alguns minutos da Catedral de Saint-Jean-Baptiste e de várias outras atrações turísticas. Também 5 estrelas, o  Cour des Loges é considerado uma verdadeira joia da Renascença. Clique aqui e reserve conosco um dos luxuosos quartos do Hotel Cour des Loges.

 

Le Royal

 

Hotel Le Royal em Lyon, na França

Hotel Le Royal. Foto: MGallery Collection

 

O Le Royal fica localizado na Place Bellecour, no centro da cidade. Cinco estrelas, este hotel de luxo é administrado pela MGallery by Sofitel. Além disso, o hotel é famoso pelo seu café da manhã e Brunch de domingo, preparado pelos alunos do Institut Bocuse.

 

Quer mais dicas da cidade de Lyon? Então clique aqui e descubra Lyon conosco através deste artigo.

Aproveite o verão em Lyon com guias em português

 

Visitar Lyon no verão é a melhor forma de aproveitar a estação e conhecer o melhor da cultura francesa. Com uma variedade muito grande de atrações, a cidade é um destino agradável para quem busca férias mais agitadas ou apenas tranquilidade. Por isso, aproveite os dias de verão para adicionar Lyon ao seu itinerário e conhecer mais sobre os encantos desta cidade milenar.

 

Entretanto, caso não domine a língua francesa ou fique com dúvida de como elaborar o melhor roteiro para visitar Lyon no verão, conte com a GIMtravel. Criamos passeios e visitas sob medida, permitindo assim, apresentar aos nossos clientes uma França única e exclusiva, fora dos circuitos tradicionais. Além disso, temos parcerias com guias brasileiros ou bilíngues. Dessa forma, eles poderão ajudá-lo nas traduções, nas conversas e demais detalhes que você precisar. Não perca tempo! Entre hoje mesmo em contato com a GIMtravel e reserve a sua viagem.

 

No tags 1 Comment
1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: