Traboules de Lyon: as famosas passagens secretas

Certamente você já ouviu falar que Lyon é capital mundial da gastronomia, mas você sabe o que são os traboules de Lyon? Para quem desconhece o termo “traboule”, ele tem origem latina.
No caso de Lyon, os Traboules fazem parte da arquitetura típica da cidade e somam mais de 400!
Estas passagens secretas são uma atração turística única, que você só encontra na cidade de Lyon.

 

Na verdade, a sua história é muito mais complexa, é claro. Esses traboules foram utilizados em diferentes épocas da história de Lyon. Por exemplo, foram muito úteis na época da seda, onde se podia levar o tecido de um lugar para outro protegido das intempéries climáticas.

 

Hoje, porém, essas passagens são uma verdadeira atração turística, principalmente porque ajudam a contar a história de Lyon em um pseudo-labirinto! Neste artigo você vai entender melhor sobre essas passagens secretas e descobrir como pode conhecê-las.

O que são os traboules de Lyon

 

Longue traboule Lyon 6 1024x683 - Traboules de Lyon: as famosas passagens secretas

Uma parte do interior do mais longo traboule de Lyon.

 

Conforme você viu acima, os traboules são praticamente labirintos. Isso porque elas são como passagens secretas que ligam diretamente uma rua à outra sem desvios, localizadas principalmente  nas regiões do Vieux Lyon e da Croix Rousse. A necessidade dessas construções típicas se deu pelo fato de que nessas localidades há poucas ruas transversais. Os quarteirões são muito longos. Assim, os traboules tornaram possíveis ir de uma rua à outra de forma mais rápida.

 

A origem do latim é da palavra “transambulare”, que significa : passar através e remete a passagens entre pátios e edifícios. O verbo original, “trabouler”, também faz referência quando se pretende denominar algo em movimento em labirintos. Dessa forma, fica ainda mais fácil entender o que são as traboules de Lyon.

 

Elas foram construídas em sua maior parte no século 19 e se dividem por algumas partes da cidade. Apesar de terem se tornado mais populares a partir daquele século, algumas evidências afirmam que até mesmo na época da ocupação romana elas já existiam.

 

Recuperando historicamente a sua importância, durante a II Guerra Mundial essas passagens secretas também foram úteis. Afinal, somente a população local sabia onde estavem os traboules de Lyon,  podendo assim se locomover na cidade fugindo da ocupação Alemã.

São centenas de traboules espalhados por Lyon, uns mais bonitos, verdadeiras jóias arquitetônicas, outros já abandonados. Alguns fica abertos ao público, mas muitos ficam fechados. Somente um local poderá achar os bons traboules. Existem até mesmo visitas unicamente dos traboules em Lyon, tamanho o número.

Por outro lado, para quem nunca andou nelas pode ser muito difícil saber qual saída terá do outro lado. É graças a isso que muitas pessoas realizam passeios guiados nesse caso, que ajudam a encontrar melhor o caminho das traboules. Clique aqui e agende a sua visita pelos famosos traboules  com guias em português.

Como encontrar os traboules

 

Muitas vezes você sequer suspeita que por trás de uma porta possa existir um dos traboules de Lyon. Isso porque muitas delas são portas normais, entradas de prédios ou de casas, que dão acesso às passagens.

 

Porém, algumas delas facilitam o trabalho, pois a cidade já percebeu que as traboules também significam turismo. Por isso, você pode encontrar algumas portas sinalizadas, normalmente com placas e até mesmo com uma seta. Assim, sabe que ali poderá entrar. Mas fique atento, são raros os traboules sinalizados e as placas são pequenas e se perdem na paisagem. É necessária muita atenção para encontrá-las.

 

Traboules passagens secretas Velho Lyon

Um dos belos traboules do Velho Lyon.

Estima-se que as traboules de Lyon liguem cerca de 230 ruas. Ao todo, são mais de 50 km dentro desses labirintos, sendo mais da metade deles no Vieux-Lyon.

 

É importante lembrar que, apesar de haver mais de 400 traboules na cidade, somente 10% delas, aproximadamente, pode ser acessada. Por isso, você deve saber onde encontrá-las para não perder tanto tempo na busca! Portanto, conte com a GIMtravel, uma empresa especializada em passeios guiados pela França. Além de otimizar o seu tempo de busca pelas incríveis passagens secretas de Lyon, também oferecemos serviços de transporte entre as atrações francesas com motoristas que falam português.

 

Traboules de Croix Rousse

 

No bairro da Croix Rousse estão localizados cerca de metade dos traboules de Lyon. Um deles está localizada na praça Colbert. Ao abrir a porta você se depara com um grande pátio e uma escada de seis andares, A Cour des Voraces. Famoso por sua importância histórica, pois eram ali que os “Canuts” se reuniam para organizar sua revolta no século 19.

 

14748357669 a1321e18ba z - Traboules de Lyon: as famosas passagens secretas

Cour des Voraces – o mais famoso traboule da Croix Rousse.          Foto de : Guillaume Gast

 

As traboules dessa região, como você poderá observar, são mais recentes e muito mais simples arquitetônicamente falando. Esses, de fato, datam do século 19, entre 1820 e 1830. Eles eram muito usados pelos tecelões, para transitarem com a seda protegidos da chuva.

 

Esses traboules da Croix-Rousse também são como “atalhos”, e guardam o aspecto prático de se cortar caminho na cidade. Muitas delas revelam belas praças da cidade!

Traboules do Vieux-Lyon

 

Os mais antigos e mais belos traboules de Lyon concentram-se no Vieux-Lyon. Alguns foram construídos entre o século 15 e 16 com o objetivo de facilitar o acesso da população ao rio Saône, onde pegavam água. Um dos mais famosos deles, a Torre Rosa, guarda muito da história da cidade e está sendo reabilitado (por uma brasileira) para ser em breve reaberto ao público.

 

399px La Tour Rose - Traboules de Lyon: as famosas passagens secretas

A Torre Rosa, um dos mais belos traboules do Vieux Lyon.

 

Outro famoso é um, que conta praticamente tudo sobre a cidade e leva até um dos edifícios que abrigou Henrique IV em 1600 quando casou-se com Maria de Médici.
Sem falar no mais longo deles, que atravessa 3 imóveis diferentes.

Alguns começam em uma rua e terminam em outra, outros começam em baixo da colinae  terminam no meio dela (contendo escadarias no seu interior).
Você pode descobrir ruas, praças e muito mais através de uma visita dos traboules.

Os traboules do Vieux-Lyon revelam belas galerias e pátios escondidos, o que os tornam ainda mais misteriosos. Como são os mais antigos, eles possuem também muitos traços romanos para quem é amante de arte e arquitetura.

 

Por que visitar os traboules de Lyon?

 

Traboule em Lyon

Visitar os traboules de Lyon é fazer uma viagem no tempo. Foto: Flickr

 

Provavelmente você já percebeu que os traboules de Lyon tem uma importância que vai desde a economia até à cultura. Portanto, visitar os traboules na cidade é mais do que turismo, é uma verdadeira viagem no tempo!

 

Como os traboules de Lyon foram construídos em diferentes séculos, é muito curioso observar isso ao visitá-los. Você pode perceber em cada um traços de diferentes épocas que se viveu na França.

 

Durante a ocupação romana, as características eram umas. Já no Renascimento, quando se retomou a construção dos traboules, essas características mudaram. E aqui não se fala apenas na arquitetura, mas também na localização e utilidade deles.

 

Apesar de hoje a grande parte não ser acessível, visitar Lyon e não conhecer essa história é perder a viagem! Uma dica importante é se aventurar sem medo, pois esses traboules são seguros e os moradores estão muito acostumados a verem pessoas atravessando por eles.

 

Na verdade, o turismo por essas passagens secretas vem aumentando cada vez mais. Ou seja, você dificilmente será o único passando por elas. Sem dúvida, é a melhor forma de fazer uma imersão pela história de Lyon! Contudo, você também pode clicar aqui e descobrir mais dez motivos para visitar Lyon!

 

Aventure-se pelos traboules de Lyon com guias em português

 

Traboules de Lyon

Aventure-se pelas traboules de Lyon com guias em português

 

Passagens secretas podem soar um termo muito cinematográfico, mas é basicamente isso que são os traboules de Lyon. Ao andar por elas você sempre terá uma surpresa nova do início ao fim. Não se preocupe também em ficar preso neles, já que não corre risco, mas tenha sempre um mapa em mãos!

 

Para quem deseja conhecê-las, mas está inseguro quanto ao percurso, é possível contar com empresas especializadas em passeios turísticos na França. Localizada em Lyon, a GIMtravel cuida de todo o planejamento da sua viagem e ainda oferece o melhor da França com guias que falam português. Não perca a oportunidade, Entre em contato com a GIMtravel e reserve a sua aventura pelas incríveis passagens secretas de Lyon.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: