Conheça a Torre Metálica de Fourvière, a Torre Eiffel de Lyon

Lyon, cidade com aproximadamente 513 mil habitantes, é uma das melhores cidades do país para se viver. Isso porque além de ser considerada capital mundial da gastronomia e de oferecer aos seus locais e visitantes muita cultura e história, também possui um ponto turístico relevante: a Torre Metálica de Fourvière.

 

Também conhecida como a Torre Eiffel de Lyon, já que é esteticamente parecida com a torre Eiffel de Paris, a construção metálica atrai turistas de várias partes do mundo. Quer conhecer a importância histórica da Torre Metálica de Fourvière para a cidade de Lyon? Então acompanhe a seguir:

 

O que é a Torre Metálica de Fourvière?

 

A Torre Metálica de Fourvière é uma torre de aço, que possui 212 toneladas e 85 metros de altura, aproximadamente. Ela foi construída em 1892 e inicialmente abrigava em sua base um restaurante. Além disso, o topo da torre podia ser acessado através de um elevador, com capacidade para 22 pessoas.

 

Após essa época, passou a ser utilizada como observatório, o que durou até novembro de 1953. A partir de então, tornou-se inacessível ao público, pois foi ocupada por uma rede de televisão local, a RTF.

 

A Torre possui localização privilegiada, em um ponto alto da cidade e pertinho da Basílica Notre-Dame de Fourvière. E isso certamente ajuda a manter o seu turismo. Para observá-la, já que o monumento não é aberto à visitação, é preciso subir a colina de Fourvière.

 

Importância histórica 

 

antigo observatório de Fourvière 300x225 - Conheça a Torre Metálica de Fourvière, a Torre Eiffel de Lyon

Antigo observatório de Fourvière. Foto: omnilogie

 

Em 1860, antes da construção da Torre Metálica de Fourvière, o local era ocupado por um observatório na forma de um pavilhão chinês. As terras pertenciam a Pierre Gay, dono de um restaurante. Motivado por interesses comerciais, Gay concedeu oficialmente o terreno para um grupo de empresários em 20 de dezembro de 1891.

 

Essa concessão foi feita em troca de que o restaurante fosse alocado na base da Torre Eiffel de Lyon, como é conhecida até hoje a Torre Metálica de Fourvière. Além disso, ele exigiu também que a venda de cartões postais e lembranças fossem deixados em benefício da família Rusterholz-Gay. Dessa forma, a obra, que custou cerca de 300.000 francos de ouro, foi iniciada em dezembro de 1892.

 

Boatos históricos defendem a teoria de que o objetivo da construção da torre era atingir o clero através da humilhação. E isso foi considerado um ato republicano francês, porque eles achavam que ter na cidade um monumento maior do que a própria Basílica poderia dividir a atenção dos habitantes de Lyon.

 

Quando a torre foi inaugurada, um farol se acendeu em seu topo, iluminando toda a cidade. Junto à sua inauguração, também foi celebrado um grande evento religioso, chamado de Festa da Imaculada Conceição.

 

Após a inauguração, no ano de 1899, um guia anual chamado “O peregrino de Fourvière”, era vendido a 35 centavos de francos cada. Ele explicava os caminhos de como chegar à torre através de bondes, carros e funiculares (pequenos trens) em segurança. Além disso, o guia também informava à população sobre os valores de entrada da Torre Metálica de Fourvière.

 

Na realidade, o guia tinha como objetivo principal tornar a Dama de Ferro de Lyon uma atração obrigatória na cidade, tanto para os habitantes locais quanto para os turistas.

 

Quem participou do projeto da Torre Metálica de Fourvière?

 

A estrutura da Torre Metálica de Fourvière foi construída através de um projeto geral. Dessa forma, o projeto contou com a participação de empresários, arquitetos, engenheiros e construtores de diversas áreas. Veja a seguir quem contribuiu para a construção da Torre Eiffel de Lyon:

 

Empresários/investidores

  • Marcel Martial Paufique;
  • Antoine Calmel;
  • Jules Perret.

 

Engenheiros/arquitetos

  • Jules Buffaud;
  • Eugene Colonge – autor do projeto, arquiteto e engenheiro-chefe;
  • Roux-Meulien – arquiteto da lanterna.

 

Construtores/montadores

  • Patiaud e Lagarde – responsáveis pela armação de metal;
  • Coleta – responsável pelo alicerce;
  • Paufic – responsável pelo concreto;
  • Utschneider – responsável pela cerâmica.

 

Depois de finalizada, a Torre Metálica de Fourvière foi então inaugurada, em 3 de maio de 1894. Um elevador levava as pessoas até o topo da edificação por 1 conto de francos.

 

Em 1905, a torre voltou para a família de Pierre Gay, especificamente para sua viúva. E com a torre, o restaurante, que ficava na base da edificação. Anos após ela veio a casar-se novamente e em 1935, o caminho de acesso à estrutura foi fechado e os negócios cancelados.

 

Em 1943 foi redigido um decreto que defendia a destruição da Torre Metálica de Fourvière, com o objetivo de recuperar os metais utilizados em sua construção. Contudo, este decreto não conseguiu aprovação e a Torre Eiffel de Lyon foi definitivamente salva.

 

Conheça a Torre Metálica de Fourvière com guias em português

 

Para conhecer mais profundamente a história da Torre Metálica de Fourvière, conte com a GIMtravel. Isso porque somos uma empresa especializada em viagens turísticas pela França e também estamos localizados em Lyon. Assim, oferecemos a você uma experiência única de viagem com a companhia de guias locais, que conhecem cada cantinho dessa magnífica cidade.

 

Além de levá-lo até as melhores atrações de Lyon em segurança, nossos profissionais também atuam como facilitadores durante suas visitas, pois falam português. Dessa forma, eles podem traduzir facilmente para você conversas e detalhes sobre os pontos turísticos, além de passar todas as informações com mais fidelidade.

 

Além de conhecer a terra natal de Paul Bocuse (o Papa da gastronomia francesa) com profissionais fluentes na língua portuguesa, conosco você também conta com serviços de transporte privativos, roteiros personalizados e tours enogastronômicos. Gostou? Então conheça uma França única de exclusiva com a GIMtravel. Entre hoje mesmo em contato conosco e reserve a sua viagem.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: