Natal em Lyon: o que fazer na cidade durante a data mais bonita do ano

Lyon é uma cidade perfeita para se conhecer a cultura francesa em qualquer época do ano. Porém, é claro que o Natal em Lyon tem um clima ainda mais característico na cidade da gastronomia!

Para quem planeja viajar para a capital gastronômica da França nessa época do ano, por exemplo, há muito o que conhecer! É claro que você precisa se programar para escolher os melhores passeios em Lyon, por isso preparamos algumas dicas incríveis. Graças a elas você poderá sentir já de longe o clima do Natal em Lyon!

Como é o Natal em Lyon?

Em meio ao inverno europeu, o Natal em Lyon se transforma em um cenário digno dos filmes. Afinal, nas ruas movimentadas a atmosfera natalina é repleta de decorações coloridas, casas iluminadas e inúmeros mercados de Natal.

Por outro lado, em contraste com o frio externo, o clima é quente e aconchegante dentro de restaurantes e cafés. E isso constrói a magia perfeita para beber um chocolate quente e saborear o melhor da gastronomia local.

Mesmo durante o inverno, Lyon não é uma cidade de temperaturas extremas. Esse fator é especialmente positivo para o turismo, já que permite aos turistas explorarem a cidade durante o Natal.

Aliás, saiba que em Lyon o período de frio ocorre principalmente entre novembro e fevereiro. Nessa época as temperaturas médias ficam entre 0°C e 10°C. De forma geral, temperaturas negativas só são registradas na cidade durante a noite ou no início da manhã.

O que fazer no Natal em Lyon

Com tantas atrações temáticas e lugares para explorar, decidir o que fazer no Natal em Lyon pode ser uma escolha difícil, não é verdade? Por isso, é importante conhecer os principais pontos turísticos da cidade e os programas imperdíveis durante o período de Natal. Então confira a seguir a nossa lista especial de dicas!

Mercados de Natal

Em relação aos costumes tradicionais lioneses durante, os mercados de Natal se destacam entre as principais atrações. Com suas origens na Alemanha e na Áustria do século XIV, eles ganharam popularidade por toda e Europa e são a principal atração em todas cidades francesas.

Em Lyon, os mercados de Natal são tradicionais há muitos séculos e colorem as ruas da cidade durante o mês de dezembro. Inclusive, o maior e mais tradicional deles é o mercado Croix Rousse, realizado na praça Sathonay. Ele reúne dezenas de artesãos e produtores locais.

Além do Croix Rousse, é possível encontrar diversos mercados menores ao explorar as ruas da cidade. Sem dúvida, o que não falta no Natal em Lyon são muitos mercados de rua!

Se divertir com a patinação no Gelo

É claro que a patinação é uma das principais atrações do Natal em Lyon, assim como em toda Europa. Isso porque essa atração reúne famílias e amigos, sendo um programa para todas as idades e capaz de garantir momentos inesquecíveis de diversão.

Em Lyon, todos os anos é instalada uma pista de patinação, aumentando ainda mais o clima natalino. Este ano, ela localiza-se no bairro Monplaisir (Place Ambroise Courtois), pertinho do mercado de Natal e do extraordinário Instituto Lumière.

Explorar o Vieux Lyon

Repleta de cultura e história por todos os lados, a parte conhecida como “Velha Lyon” é um dos principais pontos turísticos da cidade. Esse bairro renascentista é o mais antigo de Lyon e fica especialmente charmoso durante a época de natal.

Você perceberá que as casas e ruas antigas ganham luzes e decorações coloridas que superam a própria criatividade a cada ano. Ou seja, durante o mês de dezembro, a Vieux Lyon transporta os visitantes para o cenário de um filme clássico de Natal!

Visitar as igrejas

Independemente se você possui crenças religiosas ou é apenas um amante de cultura, conhecer as igrejas de Lyon na época de Natal é uma experiência única. Isso porque além da beleza usual da arquitetura, esses locais ganham uma atmosfera especial nessa época.

Em meio às igrejas da cidade é impossível não destacar a belíssima Basílica de Notre-Dame de Fourvière, que fica localizada no topo da colina de Fourvière. Afinal de contas, ela possui um interior em destaque entre as mais belas igrejas do continente europeu e vale muito a pena a visita!

Dicas para aproveitar ao máximo o Natal em Lyon

natal mulher feliz 1024x683 - Natal em Lyon: o que fazer na cidade durante a data mais bonita do ano
Para aproveitar o Natal em Lyon é preciso planejar-se antecipadamente. Foto: Pixabay

Para quem está planejando um Natal inesquecível em Lyon, algumas dicas são importantes para aproveitar as férias de forma confortável e evitar incomodações. Por isso, a primeira dica é o planejamento!

O que isso significa? Estamos falando de garantir passagens, hospedagem e entradas com antecedência para gastar menos e não correr o risco de lugares esgotados. Além disso, pesquisar sobre o clima, meios de transporte e gastronomia local.

Onde se hospedar?

Por se tratar de um dos principais destinos turísticos da França, Lyon possui uma variedade de hotéis para todos os gostos e necessidades. Algumas alternativas extraordinárias localizadas nos principais bairros turísticos da cidade são o Hotel Carlton Lyon, Mama Shelter Lyon e Fourvière Hotel.

O que levar na mala?

Não se esqueça de que o Natal em Lyon é em pleno inverno! Por isso, na hora de passar o fim de ano em Lyon, é importante montar uma mala pronta para o frio: casacos, blusões, luvas, cachecóis e botas!

Se você planeja explorar as estações de esqui próximas à Lyon, não se preocupe, pois é possível alugar roupas especiais diretamente no local. Aproveite e invista em uma blusa ou casaco térmico, que com certeza vão ajudar a vestir menos camadas.

Como se locomover na cidade?

Quando o assunto é transporte, existem inúmeras formas de conhecer Lyon. Bairros históricos como o Vieux Lyon e a Croix Rousse merecem ser explorados através de uma caminhada.

Além de ser uma cidade belíssima para longas caminhadas, Lyon também possui um transporte público de qualidade e acessível. Além disso, você pode contar com serviços de táxi e aplicativos de serviços de transporte.

Outra alternativa interessante e bem mais confortável é contar com serviços particulares de transporte. Nesses casos, conte com a GIMtravel, uma empresa especializada em serviços turísticos. Também localizada em Lyon, ela oferece transportes privados em carros novos e com motoristas em português entre as atrações da cidade.

Celebre o Natal em Lyon com a GIMtravel

Além do Natal em Lyon, a cidade tem muito para oferecer o ano todo. E para viver momentos inesquecíveis na capital gastronômica da França, conte com a GIMtravel.

Nós cuidamos de todo o planejamento da sua viagem e organizamos visitas sob medida para que você tenha uma experiência turística incrível em Lyon. E caso não domine a língua francesa, não se preocupe, pois você terá a companhia de guias em português.

Gostou? Então entre em contato com a GIMtravel e passe um natal único e exclusivo em Lyon!

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: