Museu Gadagne, história de Lyon

O museu Gadagne está localizado no bairro do Vieux Lyon (Velho Lyon).
Baseado no Hôtel de Gadagne, uma mansão particular construída no início do século XVI pelos irmãos Pierrevive e alugada pelo banqueiro comercial Thomas II de Gadagne a partir de 1538. Comprado em 1545 por seus filhos, William e Thomas III, o edifício foi imediatamente remodelado. O desentendimento entre os dois irmãos foi tal que cada um ocupou uma das duas partes principais do hotel, o que não os impediu de levar uma grande vida e dar muitas festas suntuosas. Eles foram os proprietários do edifício até 1581.

Musée Gadagne   Lyon - Museu Gadagne, história de Lyon
Pátio interno do museu – foto de Jean-Marc Brivet

Os Gadagne (ou Guadagni) eram uma família rica de origem florentina, presente em Lyon desde o início do século XV. Sua colossal fortuna, derivada do comércio e do banco Gadagne, inspirou em seu tempo um ditado de Lyon, “tão rico quanto Gadagne”. De fato, Tomás I de Gadagne, tio-avô de Guilherme e Tomás III, foi de longe o homem mais rico de Lyon, emprestando amplamente a vários reis da França e financiando uma expedição para o Novo Mundo. Ele ofereceu a Luísa de Savoie parte do resgate que permitiria a libertação do Rei Francisco I, prisioneiro na Itália após a Batalha de Pavia, em 1525.

les musées - Museu Gadagne, história de Lyon

No século XVIII, o hotel foi dividido em pequenas habitações e deve sua salvação apenas à sua aquisição parcial pela cidade de Lyon, em 1902. Hoje em dia, uma rampa leva à porta que dá acesso ao primeiro prédio principal. Entra-se então em um majestoso pátio de grande dimensão, decorado com um poço, ladeado na parte inferior por uma galeria de passagens sobrepostas que permitem a circulação entre os dois edifícios principais em cada andar.

Museus 

O edifício do Museu Gadagne foi classificado como monumento histórico desde 1920. Foi adquirido em etapas pela cidade de Lyon entre 1902 e 1941.

Em 19 de janeiro de 1998, o Conselho Municipal de Lyon decidiu empreender grandes obras de expansão e renovação, que começaram naquele mesmo ano. O Museu Gadagne permaneceu aberto ao público até julho de 2003. Após dez anos de trabalho de construção e uma grande campanha de escavação arqueológica, o museu foi reaberto parcialmente em abril de 2007 (salas de exposição temporárias), depois totalmente em junho de 2009.

979 4 1024x513 - Museu Gadagne, história de Lyon
Foto do terraço – Foto de Lucie Coquet

Museu Gadagne – História de Lyon 

Chaves para a cidade de Lyon.

Desde 1921, o Hôtel de Gadagne abriga o Museu da Cidade Histórica de Lyon (Museu Gadagne). Acolhe as coleções previamente instaladas na prefeitura até 1857. A história da cidade é apresentada cronologicamente, desde a Antiguidade até os dias de hoje, em 30 salas onde objetos, plantas, gravuras e documentos de diferentes períodos são exibidos.

Museu de artes das Marionetes

Desde 1950, o museu de artes marionetes, organizado em torno do fantoche original de Guignol, está instalado no Hôtel de Gadagne (no complexo onde está o Museu Gadagne). Uma visita às coleções de marionetes já foi parte integrante da visita ao Museu de História de Lyon. Após as obras de renovação nos anos 2000, estas coleções estão agora agrupadas em um espaço museógrafico autônomo.

5ee2580706da6 gadagne 1 4866748 - Museu Gadagne, história de Lyon
Marionetes – Foto de © PIERRE AUGROS / MaxPPP – site France 3

Café do Museu Gadagne

No último andar do Museu Gadagne encontra-se um café, com uma linda área aberta para os dias de bom tempo.
Não deixe de dar uma espiadinha e tomar um café por lá.

979 7 1024x511 - Museu Gadagne, história de Lyon
Interior do Café com a vista para o terraço. Foto de Lucie Coquet

Nos domingos eles propõem um brunch delicioso! Lembre-se de reservar antes, pois lota cedo.

Saiba mais sobre os horários e datas de abertura no site do Museu. AQUI
E aproveite para fazer uma visita virtual.

Quer outros motivos para visitar Lyon? CLIQUE AQUI

No tags 0 Comments

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: