Festa das Luzes – Fête des Lumières

A festa das luzes, mais importante festividade Lyonesa, ocorre todos os anos no mês de dezembro, ao redor do dia 08. É a mais famosa e frequentada festa de Lyon : quase 4 milhões de turistas vindos do mundo todo invadem as ruas da cidade nesta ocasião. A cidade fica irreconhecível, com uma nuvem de pessoas, que se desloca entre as principais atrações e com um espetáculo de luzes e projeções inéditos e únicos no mundo (todos os anos as temáticas e cenografias mudam).
Neste ano, a festa começará na quinta-feira 06 de dezembro e irá até  o domingo 09 de dezembro.

É difícil de explicar tanta magnitude, por isso, para você que não conhece, deixamos o link de um vídeo  AQUI.

festa das luzes 2013

Lyon, iluminada pela festa das luzes em 2013.

A História da festa das luzes

A origem desta festa é religiosa, foi em 1852, no dia 8 de dezembro (a data inicial era 8 de setembro, mas devido à uma inundação no atêlier do escultor, precisou ser adiada), quando foi inaugurada a imagem de Nossa Senhora, que fica no alto da Capela mais antiga da Basílica da Fourvière (Basílica ainda inexistente este ano).
Neste dia estava previsto um show de fogos e iluminações, mas devido à chuva, já estavam prestes à cancelar novamente a data e toda festividade prevista.

basilica 2693596 1024x682 - Festa das Luzes - Fête des Lumières

Imagem de Nossa Senhora – no alto do sino, a origem da festa das Luzes de Lyon.

Quando para a surpresa de todos, ao anoitecer, os moradores de Lyon colocaram espontâneamente velinhas coloridas em suas janelas, iluminando a cidade. A chuva parou, a estátua pôde ser inaugurada, e os fogos iluminaram a imagem de Nossa Senhora.
Nascia então, a Festa das Luzes!

A Festa das Luzes hoje

O primeiro plano técnico, político e artístico, foi criado em 1989, chamado Plano de Luzes (Plan Lumière) foi quando outros bairros começaram a se iluminar. O programa previa colocar em evidência (iluminar) os principais monumentos, patrimônio e locais prestigiosos da cidade, assim como característicos de cada bairro. Como as principais ruas, a Basílica da Fourvière, o Teatro des Célestins, a Praça dos Jacobinos, a Praça Bellecour, a catedral Saint Jean, Prefeitura, entre tantos outros. Foi somente dez anos depois,  em 1999 que teve início o espetáculo de luzes com o nome de Festa das Luzes, visando divulgar internacionalmente a cidade de Lyon e esta tradição de mais de um século. A festa passou a durar 4 dias.

407862094 63a4a77ddd b 1024x670 - Festa das Luzes - Fête des Lumières

Prefeitura de Lyon, iluminada na festa das Luzes de 2007.

A festa das luzes – edição 2018

Durante quatro noites, Lyon será mais bela à noite do que de dia. A festa acontecerá à partir de 19h – até 23h na quinta e no domingo (06/12 e 09/12) e à partir das 20h – até 24h durante o final de semana (07/12 e 08/12).
Ao total, são quarenta cenografias que serão apresentadas em toda a cidade.
Mas lembrem-se, neste ano, a Place des Terreaux, que sempre apresenta uma delas, não será iluminada, devido às obras no local.

Selecionamos as principais atrações deste ano

  • A Catedral Saint Jean com sua projeção de 8 minutos : Pigmentos de luz.
  • Os reflexos, que redesenham a colina da Fourvière e o Quai do Saône – ao longe de 400m, simplesmente emocionante. Você pode assistir do Quai des Célestins, da passarela do Palácio de Justiça ou da ponte Bonaparte.
  • A sempre imperdível Praça Bellecour, com sua representação sob os prédios e roda gigante, intitulada : Uma pequena praça para grandes sonhos.
  • A Praça Antonin Poncet, com suas bolhas de sabão luminosas que voam ao assoprarmos.
  • O quase finalizado Hôtel Dieu, com seus três ambiente.
  • A Praça dos Jacobinos (Place des Jacobins) com suas diferentes “Auroras Boreais” intitulada YOU AND THE NIGHT.
  • A Praça da República (Place de la Republique) e sua “Big Tree” de 16m, na sua fonte. (ela fica no local até final de dezembro)
  • O pátio do Museu de Belas Artes, com sua projeção “key of light” de piano e luzes, encantadora.
  • Praça Louis Pradel com suas criaturas vindas do “Abyss”.
  • A representação misteriosa e poética do parque de la Tête d’Or, entitulada povos de Presságios.
  • O anfiteatro Odeon, na colina da Fourvière – com seu “Yu Da Ba Jiao”, jardim de Lotus e flores.
  • Gare Saint Paul (estação de trem Saint Paul), com o espetáculo “Quantum”que reúne poesia, fisíca quântica, dança e movimento.
  • O Hôtel de Ville, prédio da prefeitura com seu incrível espeáculos de lasers.
  • Para finalizar, veja AQUI um vídeo com uma prévia.
Festa das luzes edição 2010

A fonta da Praça dos Jacobinos – Place des Jacobins, durante a Festa das luzes edição 2010.

Como fugir da multidão e/ou visitar com crianças

Você bem que gostaria de visitar a festa, mas tem pavor de multidões, ou simplesmente quer visitar com seus filhos. Selecionamos algumas idéias e locais menos frequentados.  Ou como alternativas complementares aos principais pontos de aglomerações.

  • Parque de la Tête d’Or – Na edição 2018 o parque volta  ser iluminado, ausente desde 2014 da programação, este ano ele volta com tudo.
  • Bairros Saint Just e Antiquaille – subindo pela montée du Gurguillon (também iluminada) ou pelo funicular Saint Just (evitar o da Fourvière / muita espera). Você irá sair da muvuca e visualizar obras dos possíveis atores da Festa das Luzes de amanhã : Colégio Jean Moulin, Thêatres Antiques, Jardim André Malrau, serão decorados por estudantes e aprendizes.
  • Bairro da Martinière – Praça Santhonay, onde se encontram os Lumignons du Coeur (ver abaixo em curiosidades). Praça Rambaud, onde os Petis Frères des Pauvres (uma associação francesa), junto com moradores trabalhou em um projeto de 300 lanternas de energia solar. O Lycée de la Martinière também se ilumina com 27 janelas contando cenas animadas.
  • Em baixo dos Pentes da Croix Rousse, a praça Griffon também se ilumina.
  • Fora de Lyon, o shopping Outlet “The Village” preparou o espetáculo “Bocais iluminados” com micro projeções em bocais de vidro, assim como dois outros espetáculos supresa no percurso. Aproveite :  micro ônibus gratuitos sairão da Place Bellecour, na sexta, sábado e domingo, na ocasião da Festa das Luzes.

Que tal montar seu percurso com um guia em português? AQUI.

parc tete d or Marie Jeanne Gauthe Geraud Periole fete des lumieres 2018 visiter lyon - Festa das Luzes - Fête des Lumières

Parque de la Tête d’Or 2018 – foto de : Marie-Jeanne Gauthé e Géraud Périole.

7 dicas para passar uma boa festa das luzes

  1. Deixe o carro em casa. Como todos os anos, é literalmente impossível transitar pela cidade de carro. Esqueça o seu. Use transporte público e se possível faça o máximo do percurso à pé.
    Não conte com bicicletas ou trotinetes também, eles são proíbidos no percurso.
  2. Vista-se para muito frio, estamos no inverno e em Lyon é tempo de chuva e frio, esteja preparado. Para a chuva, leve uma capa e não um guarda chuva. Nada pior do que estar andando na rua, longe da sua base e não ter o que fazer.
  3. Prepare seu percurso antes de sair de casa. Selecione o que você quer ver, onde e de que forma irá de um local ao outro.
  4. Saia de casa cedo, antes mesmo do horário de início. O ideal é já estar bem localizado em um local central (em relação ao que você quer visitar) no momento de início das projeções.
  5. Privilegie o primeiro e último dia. O sábado é o pior de todos os dias, você pode ficar parado no mesmo local quase 1h sem se movimentar. Se possível vá no primeiro dia (quinta) ou no último (domingo).
  6. Vista-se confortávelmente. Isso quer dizer, nada de saltos altos ou sapatos desconfortáveis.
  7. Reserve hotéis, visitas e restaurantes com muita antecedência neste período. Como falamos antes, a cidade fica muito cheia e pode ser impossível encontrar algo de última hora.
Lumieresbricerobert2012 - Festa das Luzes - Fête des Lumières

Festa das Luzes 2012 – Foto de Brice Robert.

Algumas curiosidades da festa das Luzes

  • Em 2001 foi criada uma associação na cidade, que preside representações deste tipo : Lighting Urban Community International. Ela detém os direitos autorias e conhecimento técnico desta manifestação.
  • Em 2014 Lyon exportou seu “savoir faire” para Dubai. Desde então a cidade dos Emirados Árabes recebe uma variante da festa das luzes. Entiltulada Dubaï Festival of lights” , ela é elaborada pela equipe Lyonesa e com sua devida autorização.
  • Todos os anos, durante a festa, velinhas são vendidas por somente 2euros visando ajudar uma instituição / obra de caridade selecionada. O nome do projeto chama-se “les Lumignons du Coeur” – a associação deste ano de 2018 é a Docteur Clown. Compre suas velinhas e participe da pintura gigante na Praça Santhonay (Lyon 01). Ajude uma boa causa.

    festa das luzes dubai - Festa das Luzes - Fête des Lumières

    Festa das Luzes em Dubai, em 2014. Foto de KARIM SAHIB.

Como visitar a festa das luzes, cinco dicas imprecindíveis

Agora que já falamos bastante da festa e deixamos você com vontade, vamos ajudá-lo à preparar sua vinda para Lyon neste período do ano. Preparar sua visita pode ser trabalhoso, mas vale muito à pena. É uma oportunidade única de ver este espetáculo.

  1. Reserve seu hotel, vôo, trem e até mesmo restaurantes com bastante avanço. É o período que Lyon recebe mais visitantes ao longo do ano e muitas vezes as agências de viagem reservam os quartos de um ano para o outro.
  2. Conte com a equipe local da GIMtravel para preparar seu itinerário. Dar dicas, selecionar as melhores atrações e até mesmo montar um mini roteiro detalhado para seus dias de visita.
  3. Baixe os aplicativos : Fête des Lumières, para Android ou IOS.
  4. Consulte o mapa da Festa das Luzes no site oficial e baixe o programa : você pode imprimir e seguí-lo no ano da sua visita.
  5. Faça uma visita com um guia brasileiro em português. Ele irá levá-lo nos principais locais. Contando a história e privilegiando os melhores meios de transporte. Evitando que você se desgaste e se canse e termine o dia com a sensação de que não conseguiu ver muita coisa.
    Fale conosco. Será um prazer acompanhar você na descoberta da Festa das Luzes de Lyon.

Quer continuar visitando Lyon antes ou depois da festa das Luzes? Conheça mais sobre esta bela cidade no nosso blog : Descubra Lyon. Criado com carinho para compartilhar dicas e curiosidades com vocês.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: