Conheça PIERRES DOREES, na França – a região das pedras douradas

Um dos principais atrativos da França é o vinho, assim como toda gastronomia do país. E uma região que guarda uma das mais belas vinhas do país é Pierres Dorees, localizada na região de Auvergne-Rhône-Alpes.

Há muito o que ver por toda volta de Pierres Dorees, na verdade. Afinal de contas, mais do que o vinho, a região se destaca pela sua beleza única, incluindo as “pedras douradas” que deram a fama às suas paisagens!

Onde fica Pierres Dorees?

Essa região constitui todas as comunidades de Beaujolais-Saône-Pierres-Dorées. A região de Auvergne-Rhône-Alpes, para se ter uma ideia, está próxima de Lyon e também da cidade de Clermont-Ferrand, que normalmente são utilizadas como referência para os turistas.

Ela se tornou famosa principalmente pelo reflexo do sol nas casas pela cor em tons amarelo e laranja que possuem. Segundo quem visita a região, é uma das mais belas imagens da natureza! Mas, conforme você verá a seguir, há muito mais para se ver por lá.

O que ver em Pierres Dorees?

Château de Rochebonne Pierres Dorees França - Conheça PIERRES DOREES, na França - a região das pedras douradas
Localizado em Theizé, o Château de Rochebonne é uma das principais atrações de Pierres Dorees. Foto: Flickr.

Pierres Dorees, a terra das pedras douradas, é completamente diferente dos roteiros tradicionais na França. Aliás, você provavelmente se sentirá como na Toscana Francesa.

Isso porque a área é composta por pequenas vilas cuja formação geográfica é que dá o belo efeito do sol refletindo sobre elas, já que as casas foram construídas em sua maioria na cor ocre.

Essa cor é uma variação do laranja, por isso o reflexo do sol chama tanto a atenção quando bate nelas e encanta os turistas. Então, a primeira coisa a se fazer é apreciar a arquitetura tão característica da região.

Confira a seguir mais algumas das melhores dicas de o que visitar em Pierres Dorees de acordo com as suas vilas:

Oing

Essa pequena vila possui construções de 1183. Inclusive, a mais conhecida é uma torre com dez metros de altura que você pode subir no topo para apreciar a bela paisagem de Beaujolais. Ainda dali você pode apreciar também as outras vilas e algumas vinícolas.

Em Oing você pode visitar ainda lugares como Saint-Mathieus’s Church e o Centre of Mechanical Music. Além destes, aproveite também para andar pelas ruas da vila, já que elas possuem um ar medieval quase intacto!

Le Bois-d’Oingt

Essa vila é conhecida como “Vila das Rosas”, principalmente como uma homenagem a Lous Pradel, que criou o jardim Tête d’Or Park, em Lyon. Nela você pode aproveitar o Port Val d’Oingt especialmente no verão e primavera! Há alguns pequenos pedalinhos para aproveitar no lago com a família e amigos!

Além disso, você pode visitar o Musée John-Mc Grew, na Place Burricand. Ele foi criado na casa onde o pintor americano morou e se destacou na década de 40 com uma série de obras que hoje estão expostas pela casa.

Bagnols

Outra vila da região é Bagnols, com uma população de cerca de 700 pessoas e muita história! A vila está próxima ao Puy-de-Dôme, considerado um dos vulcões antigos mais altos da França.

A zona ainda é indicada especialmente para quem gosta de esportes de aventura, ciclismo, escalada, entre outros. Já no inverno a atração é o esqui, pois Bagnols está a apenas 25 quilômetros da pista de esqui de Chastreix Sancy.

Outras vilas em Pierres Dorees

Há ainda outras vilas para ver no caminho, é claro! Inclusive, uma delas é Theizé, onde está o Château de Rochebonne, que atrai centenas de turistas pela sua beleza e arquitetura. Você ainda pode visitar Jarnioux e Ternand durante as suas paradas pelo caminho!

Como chegar

O ideal é iniciar sua rota por Lyon. Você pode ir pela rodovia A6 através das saídas 31.1, 31.2 E 33. Ou, se preferir, optar pela A89 em direção a Tarare-les Olmes.

É importante estar atento que essa é uma viagem que dificilmente você consegue fazer sem um carro. Isso porque a zona é de difícil acesso, pois não há sequer trem que conecte Lyon até as vilas, por exemplo.

Porém, a boa notícia é que você pode contar com os serviços de transportes privativos da GIMtravel, uma empresa especializada em passeios turísticos na França. Conosco, independentemente do passeio que for realizar, contará sempre com carros novos e profissionais altamente qualificados a sua disposição.

Então, se você está planejando sua viagem, considere esse fator. Porque certamente essa é a melhor maneira de explorar a região.

Curiosidade: o que são as pedras douradas?

Theizé Pierres Dorees França - Conheça PIERRES DOREES, na França - a região das pedras douradas
Vila de Theizé, Pierres Dorees – França. Foto: Gael Fontaine/Flickr.

Essas pedras douradas que dão fama à região de Pierres Dorees tem uma origem bem antiga. Isso porque na verdade, elas são derivadas da era secundária, sendo compostas de calcário de argila.

Para muitos especialistas, isso dá inclusive um sabor diferenciado aos vinhos da região. Afinal, o calcário presente no solo faz com que a bebida adquira uma consistência mais fina e leve.

Conheça Pierres Dorees com a GIMtravel

Você gostou de conhecer mais sobre Pierres Dorees? Pois então saiba que essa região tem um grande potencial turístico e você pode, sim, conhecê-la! Aliás, explorar a França além das cidades mais conhecidas é a melhor forma de ver de perto a cultura do país!

Então aproveite para planejar um roteiro além do comum e explore a França por vários ângulos. Afinal, além de vinhos e queijos, há muita arquitetura e história pelo interior do país. Conte com a GIMtravel e descubra uma França única e exclusiva.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: