Annecy: o que visitar na Veneza dos Alpes Franceses

Você sabia que existe uma cidade considerada a Veneza francesa? Localizada nos Alpes Franceses, Annecy é um destino popular entre os turistas. Essa popularidade se dá especialmente devido à beleza dos seus canais de águas azuis e cristalinas e também pela arquitetura medieval desta cidade, espalhada por todos os lados. Ainda, Annecy fica no sudeste da França, muito próxima às fronteiras da Suíça e da Itália. Dessa forma, é visível a presença dessas duas culturas em diversos pontos da cidade e costumes da população.

 

Além do charme de uma clássica cidade medieval francesa, a cidade também impressiona devido à beleza natural. As águas cristalinas do Lago Annecy, o segundo maior da França, contrastam com as rochas das montanhas que embelezam a paisagem do local. Nas montanhas, é possível realizar trilhas, escaladas e inúmeros outros esportes ligados à natureza. A seguir você conhecerá um pouco mais disso tudo!

 

O que visitar em Annecy?

 

Primeiramente, saiba que antes de qualquer ponto turístico, passear pelas ruas de Annecy já é uma atração à parte! Isso porque essa pequena cidade possui um centro histórico repleto de edifícios tombados, casas feitas em pedra e construções cheias de história.

 

Além disso, os prédios belíssimos são cortados por canais, ruelas e pontes muito charmosas. Assim, nas estações da primavera e do verão, quando a temperatura é elevada e as ruas estão repletas de flores, a cidade se torna o local perfeito para uma caminhada.

 

Palais de l’isle

 

O que visitar em Annecy, Palais de l’isle

O Palais de l’isle já foi uma prisão e também sede administrativa de Genebra. Foto: Pixabay

 

Essa construção impressionante fica localizada em uma pequena ilha entre dois canais e é o principal ponto turístico de Annecy. Construído no século XI, o Palais de l’isle possui uma arquitetura muito semelhante à de um castelo. Além disso, ele já exerceu inúmeras funções ao longo da história da cidade.

 

Durante a época medieval, inclusive, o Palais de I’isle foi até mesmo uma prisão. De forma surpreendente, esse local também já fez parte até mesmo da história da Suíça, como a sede administrativa de Genebra. Hoje em dia ele é um museu sobre a arquitetura e o patrimônio de Annecy.

 

Castelo de Annecy

 

O que visitar em Annecy, Castelo

O Castelo de Annecy foi construído no século XII. Foto: Flickr

 

Os primeiros registros sobre essa construção datam do século XII. Localizado no alto de uma colina, o Castelo de Annecy já foi residência de inúmeras figuras importantes para a França e a Suíça, como Condes e Duques.

 

Atualmente, ele é utilizado como o museu oficial da cidade. Lá é possível conhecer detalhes sobre a trajetória de Annecy e observar um acervo histórico riquíssimo. Ainda, o castelo possui uma das vistas mais impressionantes do centro antigo da cidade e do Lago.

 

Igreja Saint-Maurice

 

O que visitar em Annecy, igreja-saint-maurice

Construída no século XV, a Igreja de Saint Maurice possui pinturas e outros itens do período medieval. Foto: Flickr

 

Com toda a tradição religiosa no país, a beleza das igrejas francesas é indiscutível. Construída no século XV, a Igreja de Saint-Maurice se destaca pela beleza da sua arquitetura medieval. Com uma estrutura de pedra, ela é um refúgio de paz e silêncio para os fiéis em meio ao turismo fervilhante de Annecy. Além disso, o lugar possui pinturas e outros itens conservados do período medieval.

 

Lago Annecy

 

O que visitar em Annecy, Lago

O Lago Annecy é um dos mais limpos do mundo. Foto: Pixabay

 

É impossível falar dessa cidade e não citar a beleza do lago que deu nome à cidade. Além de ser o segundo maior da França, o Lago Annecy é famoso por ser um dos mais limpos do mundo. Assim, o local é o destino perfeito para os amantes de esportes náuticos. Ainda, durante o verão, milhares de turistas aproveitam o calor para se refrescar nas suas águas cristalinas. Contudo, há quem prefira conhecer as margens do Lago Annecy de bicicleta ou através de uma bela caminhada.

 

A descida dos Alpes

 

Descente des Alpages Annecy França

La Descente des Alpages é uma festa popular em Annecy, realizada no mês de outubro. Foto: Lac Annecy

 

La Descente des Alpages é a festa mais tradicional e popular de Annecy. Realizada no meio de outubro, ela celebra a fartura na safra da temporada. Antigamente, os produtores locais desciam os Alpes com toda a produção e seus animais. Isso acontecia porque eles fugiam do frio rigoroso do inverno nas montanhas.

 

Hoje em dia, obviamente isso não é mais necessário. Entretanto, esse trajeto ainda é realizado como celebração da cultura local e reúne milhares de turistas todos os anos. Quer participar dessa festa popular na Veneza dos Alpes franceses? Entre em contato com a GIMtravel e saiba como.

 

A gastronomia de Annecy

 

Tartiflette de Savoyarde, Annecy, França

O Tartiflette de Savoyarde é um prato típico da cidade. Foto: Thinkstock

 

Assim como a gastronomia em Lyon é uma grande atração, em Annecy isso não é diferente. Isso porque há inúmeras opções de lugares incríveis para provar as delícias típicas da região. Além disso, a cidade apresenta opções para todos os bolsos e estilos. Isso significa que há desde as comidas de rua nas feiras tradicionais até restaurantes refinados no centro da cidade.

 

Assim como em uma parcela significativa da França, o queijo também é um dos principais ingredientes da culinária de Annecy. Inclusive, um dos prato mais tradicionais da cidade é a Tartiflette Savoyarde. Trata-se de uma mistura de batatas, cebolas, bacon e cobertura de um típico queijo do local. Outro é a famosa Raclette , feita com o tradicional queijo Reblochon, da região. Ou ainda, o fondue de queijo que é outro prato da região encontrado facilmente nos restaurantes do centro histórico dessa cidade medieval.

 

Como chegar em Annecy

 

Annecy fica a 540 km de Paris e 150 km de Lyon. Apesar da distância, a eficiência das redes de trem e de ônibus possibilita a chegada à Veneza francesa em apenas algumas horas. Ainda, existe a possibilidade de contar com serviços de transporte privativos para realizar o trajeto de forma mais rápida e ainda observar a bela paisagem.

 

Além disso, a localização estratégica da cidade também permite que o local seja visitado facilmente através da Suíça e da Itália. Inclusive, a cidade é considerada ponto de partida para todos aqueles que desejam esquiar na França, devido à boa infraestrutura turística de inverno que possui. Com vários hotéis e restaurantes, Annecy ainda é bem servida por transportes públicos que levam o visitante para várias estações de esqui ao redor da cidade.

 

Inclua Annecy no seu itinerário

 

Agora que você já conhece mais sobre essa charmosa cidade escondida no sudeste da França, é hora de explorar a cultura desse local pessoalmente! Porque Annecy é um destino para todos, reunindo história, gastronomia e beleza natural como poucas cidades do mundo.

 

Então, se você vai viajar para a França, não deixe de separar um dia para conhecer os encantos de Annecy! Contudo, caso tenha dúvidas de como se deslocar, conte os serviços de traslados/transfer da GIMtravel, uma empresa especializada em passeios turísticos na França com acompanhamento de guias que falam português.

No tags 1 Comment
1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: